O restaurador Antônio Sarasá, responsável pela recuperação do Château d'Eau, na última sexta-feira apresentou anteprojeto para restaurar o interior da Catedral NªSª da Conceição com o apoio dos voluntários preservacionistas do Grupo Ponte de Pedra:
Sarasá também demonstrou seus estudos iniciais para recuperar a aura de sacralidade neste espaço de evangelização, através da inclusão de retábulos - (do espanhol retablo) é uma estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo - Wikipedia).
O Estúdio Sarasá, de São Paulo, elaborou estudos sobre estilos barroco e neoclássico para os três altares que serão erguidos nos retábulos frontal e laterais:
O Prof. Arquiteto Mateus Rosada, da UFSM, sugeriu uma ampla mudança nas laterais do arco central da Catedral:
O Padre Hélvio e o Padre Rech falaram da importância da recuperação da sacralidade deste espaço interior e dos jovens que irão receber este legado. Também alguns membros da comunidade católica manifestaram-se sobre o resgate da arquitetura interna da Catedral, que foi descaracterizada em sua originalidade na década de 60:
O Coordenador Arq. Osni Schroeder finalizou a apresentação. Os eventuais ajustes ao anteprojeto deverão ser elaborados após entendimentos entre os responsáveis e os membros da Igreja, para então dar seguimento à captação de recursos que irão viabilizar o início das obras no interior da Catedral. Já o andamento para o futuro Museu de Arte Sacra, espera a definição de um novo Bispo para Cachoeira do Sul.
IMPRENSA
Jornal do Povo - edição de 13/07/2018
Jornal do Povo - JP2 edição de 18/07/2018
Fotos: Renato Thomsen |
Nenhum comentário:
Postar um comentário