terça-feira, 17 de julho de 2018

CATEDRAL - Sarasá apresenta anteprojeto (17/07/2017)

          

             O restaurador Antônio Sarasá, responsável pela recuperação do Château d'Eau, na última sexta-feira apresentou anteprojeto para restaurar o interior da Catedral NªSª da Conceição com o apoio dos voluntários preservacionistas do Grupo Ponte de Pedra:




             Sarasá também demonstrou seus estudos iniciais para recuperar a aura de sacralidade neste espaço de evangelização, através da inclusão de retábulos - (do espanhol retablo)  é uma estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com lavores, que fica por trás ou acima do altar e que, normalmente, encerra um ou mais painéis pintados ou em relevo - Wikipedia).



             O Estúdio Sarasá, de São Paulo, elaborou estudos sobre estilos barroco e neoclássico para os três altares que serão erguidos nos retábulos frontal e laterais:

 
 


             O Prof. Arquiteto Mateus Rosada, da UFSM, sugeriu uma ampla mudança nas laterais do arco central da Catedral:


              O Padre Hélvio e o Padre Rech falaram da importância da recuperação da sacralidade deste espaço interior e dos jovens que irão receber este legado. Também alguns membros da comunidade católica manifestaram-se sobre o resgate da arquitetura interna da Catedral, que foi descaracterizada em sua originalidade na década de 60:


 
 
 
 




             O Coordenador Arq. Osni Schroeder finalizou a apresentação. Os eventuais ajustes ao anteprojeto deverão ser elaborados após entendimentos entre os responsáveis e os membros da Igreja, para então dar seguimento à captação de recursos que irão viabilizar o início das obras no interior da Catedral. Já o andamento para o futuro Museu de Arte Sacra, espera a definição de um novo Bispo para Cachoeira do Sul.



   IMPRENSA

Jornal do Povo - edição de 13/07/2018      

Jornal do Povo - JP2 edição de 18/07/2018



Fotos:  Renato Thomsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário