quarta-feira, 26 de julho de 2017

PAÇO MUNICIPAL - Sindilojas homenageia Movimento

            O Movimento Pela Restauração do Paço Municipal foi homenageado pelo Sindilojas de Cachoeira do Sul, na edição do XX Troféu Mercador, como destaque em participação comunitária pelo seu papel de protagonista na restauração do antigo Paço Municipal.

Foto:  J.E. MídiaVisual

           O destaque foi concedido à pessoa da Coordenadora Geral do Movimento, Arquiteta Elizabeth Thomsen, a líder que orientou para o sucesso do empreendimento um grande número de parceiros voluntários, a imprensa e a comunidade cachoeirense (incluído o 3º BE Comb).

Foto:  Renato Thomsen

          A distinção do Sindilojas ao grupo de parceiros comunitários (simbolizado pela Coordenadora), onde se somam e se “confundem” voluntários de outros movimentos sem fins lucrativos, como o que recuperou a Ponte de Pedra, trabalhou para a instalação do atual Museu Municipal, que está restaurando a Estação Ferreira, além de integrantes do COMPAHC e do Arquivo Histórico, reveste-se de uma particularidade que emociona a todos os participantes pelo justo reconhecimento de anos de luta em prol do Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul.

          No mesmo local do evento, há bem pouco tempo atrás, houve uma reunião de alguns setores do comércio cachoeirense que tinha como tônica qualificar como "prejuízo comunitário" a preservação de "casas velhas" - como foram chamadas as edificações históricas e de valor cultural que ainda resistem ao tempo e ao abandono dos proprietários.

         Graças à convicção de todos parceiros voluntários, manteve-se acesa a chama de restauração dos nossos bens culturais. E sem agressões, sem medos, mas com a energia dos que acreditam no que fazem, continuaram silenciosamente sua ação de mudar este "conceito" que colocava em risco nosso Patrimônio Histórico-Cultural.

         Hoje, pelo reconhecimento de lideranças da cidade, recebe-se um troféu que significa apoio ao nosso trabalho comunitário e, certamente, mais proteção ao nosso patrimônio.


         A noite de festa foi coroada, também, pela informalidade de uma reunião com o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da CORSAN, Sr. Jorge Luiz Costa Melo, que manifestou-se preliminarmente positivo ao pleito dos parceiros voluntários presentes - no sentido de que a CORSAN também invista no restauro do Reservatório R2,  localizado na Praça Borges de Medeiros. A solicitação foi formalizada por oficio encaminhado neste sentido e assinado pela Presidente do COMPAHC, Ione Sanmartin Carlos.

Foto:  Renato Thomsen

        Nesta data recebemos do Sindilojas um reconhecimento pelo nosso trabalho comunitário que, muito mais do que se tornar num sentimento de dever cumprido, nos responsabiliza pela abertura de novos caminhos para a consolidação do nosso Patrimônio Histórico-Cultural, como a antiga Estação da Ferreira, o futuro Museu de Arte Sacra de Cachoeira do Sul e agora o restauro do Reservatório R2 da CORSAN.


Foto:  Renato Thomsen



Obrigado Sindilojas,

Pela distinção que vale muito para nós e para o
Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul.




Texto: Arq. Osni Schroeder




Imprensa

O Jornal do Povo, edição de 15 de julho de 2017,
noticiou a entrega dos troféus do Sindilojas - Link abaixo:

LINK:  Clique aqui, para acessar a Página JORNAIS


3 comentários:

  1. O trabalho dos voluntários se robustece e impulsiona quando conta com o reconhecimento da comunidade. Obrigada, SINDILOJAS!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos! Gente boa e séria que só tem feito o bem para as futuras gerações!

    ResponderExcluir
  3. GUERREIROS !

    *Parabéns, a Cidade de Cachoeira do Sul RS Será Vista Pelas Futuras Gerações, e Vocês "Serão os Culpados".

    ResponderExcluir