domingo, 12 de março de 2017

PAÇO MUNICIPAL - Agora é oficial! (12/03/2017)

Museu no Paço

VITÓRIA DE TODOS

Sexta feira, 10 de março de 2017, entrará para a história de Cachoeira do Sul como o dia em que foi dado um passo
gigantesco na promoção da cultura cachoeirense.

O Prefeito Sérgio Ghignatti e sua esposa Jussara Ghignatti, Coordenadora do Núcleo Municipal de Cultura, anunciaram para a comunidade a transferência do Museu Municipal Edyr Lima para a edificação do antigo Paço Municipal, em fase final de restauração. 

Vitória de Cachoeira do Sul


FOTO REPRESENTATIVA 
Prefeito e Jussara Ghignatti confirmam!

            A expressiva foto acima, do Prefeito e sua esposa, representa a alegria de todos os cachoeirenses - especialmente aqueles que trabalham para levar nossa memória adiante e são apaixonados por história e cultura.


PREFEITO CHEGA PARA TRABALHAR NA TARDE DE SEXTA
Sérgio Ghignatti ouviu a comunidade cachoeirense

        O prefeito Sérgio Ghignatti chega para trabalhar, estaciona sua antiga camionete na Praça Balthazar de Bem e depara-se com a sacada superior ocupada pelo Arquiteto Osni Schroeder e seu filho Eduardo Schroeder. Numa janela inferior, estão Marô Vieira da Cunha Silva e Iara Valentin, chegando para uma visita guiada ao restauro do Paço. Tudo isto não escapou à lente do fotógrafo Renato Thomsen, que registrou a manifestação bem humorada do Prefeito, num questionamento: "Se o Paço já estaria ocupado e ele ainda não sabia!". 

MARÔ E IARA
#MUSEUNOPAÇOJÁ!
        Quando ainda nem se imaginava o desfecho positivo do dia 10 de março, antecedendo uma visita guiada para a Marô Vieira da Cunha e Iara Valentin - as duas cachoeirenses, emolduradas pela beleza de uma das janelas frontais do Paço, pareciam antever a anunciação que seria proporcionada em breve pelo Prefeito Ghignatti.


PREFEITO MANDA CHAMAR A IMPRENSA
Prefeito abraça a ideia de uma Cachoeira do Sul histórica
       Ao ver o movimento no interior do prédio do Paço Municipal, o prefeito foi até lá e depois de breve conversação com lideranças da área cultural, solicitou a presença da imprensa cachoeirense para fazer uma declaração importante para a cidade.
Setores da cultura e imprensa foram convocados de surpresa
CONVOCAÇÃO VIROU ASSUNTO NAS REDES

          A convocação do Prefeito virou assunto de todos que acessavam a Prefeitura pelo jardim lateral, comunicados via redes sociais. Até o nosso parceiro da cultura, Dr. Rogério Germanos marcou presença ali para dar o seu apoio à ocupação do Paço pelo Museu Municipal.

Sexta-Feira, 10 de março de 2017 - Dia Histórico

ANÚNCIO NO SALÃO TÉRREO DO PAÇO
O Grande Salão, no pavimento térreo, foi palco do anúncio

            Por volta de 16 horas, o salão térreo do Paço Municipal que nos últimos anos tinha sido depósito interditado, morada de cupins, umidade e triste degradação, abriu-se iluminado para receber alegres cachoeirenses, comandados pelo Prefeito Ghignatti e sua esposa Jussara.


           Todos tinham nas mentes e corações o grande esforço comunitário que restaurou aquela edificação e viabilizou um novo futuro para ela (o Museu Municipal) e para a nossa cidade.


SOLENIDADE INFORMAL     
Prefeito e Primeira-Dama passam a palavra aos presentes
       O bom humor e a informalidade estiveram presentes no importante anúncio prometido por Ghignatti. 

       O Prefeito colocou a palavra à disposição, como que a querer ainda ouvir razões que o levassem finalmente a se decidir pelo Museu no Paço.


PALAVRA DOS COORDENADORES DO
MOVIMENTO DE PARCEIROS COMUNITÁRIOS
Arqª Elizabeth Thomsen e Arq Osni Schroeder, 
Coordenadores do Movimento pela Restauração
         A arquiteta Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, em uma manifestação emocionada e completa, lembrou a importância de se dar um uso digno de sua grandeza para a histórica edificação. Relembrou, também, momentos de descobertas que viveram todos os protagonistas do restauro nos últimos 4 anos de muito trabalho. 

       
            O Arquiteto Osni Schroeder, Presidente da AMICUS e Coordenador Adjunto do Movimento pela Restauração do Paço, lembrou os momentos iniciais do trabalho dos voluntários - quando, de forma inconsciente, todos viam a edificação interditada como alguém "atirado", sem personalidade, com a identidade perdida.

          O fantástico, disse ele, foi a mudança gradual com que eles viram depois a edificação do Paço despertar em sua beleza (interior e exterior), sendo que neste dia histórico ela estava exultante pela dignidade restaurada.


Ione Sanmartin Carlos, Presidente do COMPAHC
            A ex-Diretora do Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul, Presidente do COMPAHC e parceira voluntária no restauro do Paço Municipal, lembrou da importância para a cultura cachoeirense a instalação do Museu naquele prédio de 150 anos.


AS HISTÓRIAS DE MIRIAN RITZEL
Profª Mirian Ritzel, Vice-Presidente do COMPAHC
         A Professora Mirian Ritzel, do Arquivo Histórico e parceira voluntária do Movimento, lembrou dois cachoeirenses fundamentais na vida do prédio:

        Ferminiano Soares, que os documentos contam como sendo o protagonista projetista, construtor e idealizador da Casa de Câmara, Júri e Cadeia naquele longínquo século 19.

         Lembrou também do Engenheiro Civil Danilo Alves Cunha, parceiro voluntário de primeira hora, mas que infelizmente faleceu sem ver fisicamente a obra de restauro concluída. 


Joaquim Cleber Cardoso da Silva, Vice-Prefeito

Marcia Patel, ex-integrante do Museu Municipal

CONCILIAR O PATRIMÔNIO HISTÓRICO
COM A PRÓPRIA HISTÓRIA
Antonio Sarasá, Mestre restaurador do Château d'Eau

                 Toninho Sarasá ressaltou o espírito comunitário pelo fortalecimento da cultura da cidade. Falou que por força da sua profissão percorreu o Brasil e o mundo, e que ficou muito impressionado com a força de Cachoeira na busca da valorização de seus bens culturais, através do trabalho de seus cidadãos e cidadãs.


PREFEITO ANUNCIA O MUSEU NO PAÇO
Prefeito Sérgio Ghignatti anuncia o Museu no Paço, sob aplausos

          E o momento que todos esperavam chegou!

         Ghignatti autorizou a mudança do Museu para o Paço.

         Houve manifestações efusivas de alegria, sorrisos e muitos aplausos. Os abraços foram emocionados e os sacrifícios de quatro anos recompensados.

Repórter Lena Caetano, da TV NTSul, entrevista




MOMENTOS PARA REGISTRAR



Uma nova luz adentra o antigo Paço, agora Museu Edyr Lima

VISITA GUIADA PARA INTEGRANTES DA CULTURA

        Passada a euforia inicial, voltou-se o grupo para o trabalho.

       Para integrantes do setor cultural, que ainda não conheciam a edificação restaurada, a arquiteta Elizabeth Thomsen explicou em detalhes os passos dados para que agora a edificação se manifestasse linda - como estava naquele dia.


LUZES QUE SE ENCONTRAM

         Os raios de luzes naturais se encontram com os artificiais, para então somarem suas qualidades na representação da beleza arquitetônica do prédio do Paço Municipal.


ACESSO PARA TODOS

          Como nunca antes em sua longa vida, o Paço vai ser verdadeiramente de todos os cachoeirenses. A rampa de aclive suave, no pavimento térreo, permitirá acessibilidade plena aos portadores de deficiência motora.


PISO DE MOSAICOS ORIGINAIS VOLTA DO PASSADO

         O piso original da antiga entrada, mais ao sul na fachada frontal, escondido por décadas, sob o assoalho, foi preservado e colocado em destaque como testemunha da história do Paço. O piso gasto, relaciona os cachoeirenses do passado com aquela movimentada edificação, uma das maiores naquela época.


DO PASSADO, A ARTE EM PINTURAS NA PAREDE
  

          Dos tempos passados também foi recuperado um fragmento de pintura decorativa antiga, nas paredes do salão grande no térreo. Uma pequena pintura artística (descoberta por acaso, durante prospecção estratigráfica) ficou destacada no branco das alvenarias - foto acima


O ESPÍRITO DA CADEIA 


          Ainda que para uso contemporâneo, o projeto de restauração preocupou-se em manter o que é mais importante em um restauro: que é o resgate e a preservação do espírito do lugar.


MANIFESTAÇÕES DE ALEGRIA




         Uma das maneiras mais utilizadas de demonstrar alegria é a reunião para "tirar" uma foto.

        Registros fotográficos não faltaram no dia 10 de março de 2017 - e temos absoluta certeza de que não faltarão no grande futuro projetado para o Museu no Paço de Cachoeira do Sul e seus ilustres visitantes.


Fotos: Renato Thomsen   Texto: Osni Schroeder




O Jornal do Povo e O Correio noticiaram o evento
Reprodução das matérias disponíveis no link abaixo:





A TV Cachoeira produziu reportagem sobre 
a transferência do Museu para o Paço

Para assistir, clique no link abaixo:
TV NTSul - Reportagem de Lena Caetano

2 comentários:

  1. 10 de março de 2017 entrará para nossa história pessoal e comunitária. Agora é Museu no Paço! Um passo enorme para a expressão da grandeza da nossa história e da nossa cultura!

    ResponderExcluir