quarta-feira, 1 de março de 2017

PAÇO MUNICIPAL - TV NTSul grava reportagem (1º/03/2017)

             Na manhã de hoje a repórter Telma Thomaz, da emissora TV NovoTempo de Cachoeira do Sul, entrevistou alguns integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal:


TV Novo Tempo  (matéria de abertura)

        A motivação da matéria jornalística é a indecisão, por parte do nosso município, sobre o uso futuro da edificação restaurada do Paço Municipal de Cachoeira do Sul. 

       Quase 90% das respostas de pesquisa da radio GVC FM e do Jornal do Povo, sobre a utilização que a comunidade cachoeirense quer para o Paço Municipal, indicaram a instalação do Museu Municipal Edyr Lima - uso cultural proposto na justificativa de captação de recursos para financiamento do restauro

       A comunidade, na sua maioria, e os protagonistas dos meios culturais da cidade (e de fora) são unânimes em propor a instalação do Museu no Paço.

      A TV NTSul, atenta à ocorrência popular, produziu matéria apoiando a iniciativa cultural, relacionando-a com destinações como a da Casa de Anita Garibaldi na cidade de Laguna/SC, que tem um uso semelhante ao proposto para o Paço Municipal.



REQUISITOS DE ACESSIBILIDADE
E SAÍDAS DE EMERGÊNCIA


      O Arquiteto Osni Schroeder, Coordenador adjunto do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, destacou itens de segurança do prédio em finalização de restauro. 

      O item de acessibilidade plena foi resolvido pela instalação de um elevador para pessoas com deficiência motora, que já está em condições operacionais (equipamento obrigatório pela legislação vigente), além de duas rampas para cadeirantes, na lateral direita da edificação.  

      O item de saída de emergência, obrigatório para eventualidades de incêndio ou pânico no pavimento superior foi resolvido com a instalação de uma escada metálica, junto ao terraço, que evacua pessoas diretamente no jardim externo da Prefeitura (de acordo com o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios - PPCI, do Corpo de Bombeiros).

     Estes itens obrigatórios de segurança e acessibilidade plena, infelizmente, não estão presentes na atual sede do Museu Municipal, junto ao Parque Municipal da Cultura.


PELO MUSEU NO PAÇO 

         A Professora Mirian Ritzel, do Arquivo Histórico, Vice-Presidente do COMPAHC, integrante do movimento de voluntários pelo Paço Municipal e personalidade de destaque no meio cultural da nossa cidade, discorreu sobre as muitas vantagens da instalação do Museu Municipal na edificação restaurada do Paço Municipal.

       A valorização do próprio prédio do Paço, do Centro Histórico e o desenvolvimento do turismo cultural na nossa cidade foram alguns dos destaques na explanação da Profª Mirian Ritzel.




ARQUITETA ELIZABETH THOMSEN

        A Coordenadora Geral do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, Arqª Elizabeth Thomsen, também salientou as diversas vantagens em se aproveitar uma edificação histórica, com 150 anos a serviço da comunidade cachoeirense, em abrigar o acervo do Museu Municipal Dr. Edyr Lima - que encontra-se bastante degradado. 

         As grossas paredes da antiga Cadeia Pública mantém a temperatura interna constante, sendo ideal para a conservação de objetos e documentos centenários do Museu Municipal.


        A Coordenadora também comentou, com bom humor, que os servidores públicos municipais não se sentiriam bem em trabalhar atrás das grades preservadas daquela prisão (sendo alvo de chacotas), nesta época turbulenta em que a política brasileira nos surpreende negativamente a cada dia...

Grade original da antiga Cadeia Pública

Assim que a matéria for ao ar, disponibilizaremos um link


________________________



FINALIZAÇÃO DOS TRABALHOS


A finalização dos trabalhos, assim como em todas as obras, (especialmente as de restauro) destacam a beleza da edificação.

Últimos retoques nas portas e janelas do primeiro pavimento

PAREDES INTERNAS

        O contraste das paredes internas pintadas com tinta à base de cal branca, com as paredes preservadas na sua condição original de "mostruário" de várias camadas de tinta aplicadas ao longo do tempo, representa bem a força do espírito da edificação. Há uma energia saindo das paredes, reprimida ou não, por anos de uma longa história de vida.


PAREDES E ESQUADRIAS EXTERNAS
Calçada lateral já está pronta e sem o tapume
         Não há a necessidade de se destacar a beleza das fachadas externas. Os registros fotográficos do Renato Thomsen expressam tudo. 

       O acabamento final da pintura das esquadrias externas salientam muito bem as cores amarelo e branco, destinadas às alvenarias. 


PASSEIO PÚBLICO
Calçada frontal está pronta, recebendo o rejunte e sem tapume


        Os trabalhos precisos de pavimentação externa, com pedra basalto regular, superam a maior das expectativas quanto à beleza e a qualidade que apresentam. Nunca na história o prédio do Paço Municipal teve uma calçada que representasse tão bem a sua grandeza.




ESCADA DE EMERGÊNCIA EM METAL
A escada emergencial, para incêndio, está bem adiantada


          A escada de emergência, projetada para possuir em sua largura no mínimo 3 unidades de passagem (previstas cada uma com 55 cm), garante que uma eventual necessidade de evacuar pessoas do pavimento superior até o térreo seja feita com toda a segurança necessária.

         Esta escada foi especialmente projetada, porque a escada no interior do prédio, restaurada na sua condição original foi totalmente recuperada em madeira, portanto extremamente inflamável.


PAVIMENTO SUPERIOR CONCLUÍDO

O segundo pavimento está concluído!
         A força e a beleza do pavimento superior, já concluído, afina-se à destinação projetada de exclusivo uso para eventos culturais, como saraus literários, musicais, exposições artísticas entre outros.


       O local também foi destinado para reuniões da Prefeitura Municipal, que tenham uma formalidade externa, as quais serão valorizadas pela integração do amplo salão ao Centro Histórico da nossa cidade, pelas suas portas, janelas e sacadas.

Algumas salas do primeiro pavimento já estão com os pisos encerados 

ACESSO LATERAL PELA RUA GABRIEL LEON
O acesso lateral esquerdo está concluído!
        Neste acesso, cuja pavimentação foi preservada praticamente intacta, destaca-se o forro de madeira da parte inferior do patamar intermediário da escada ao pavimento superior. Destaca-se também, bem visível na foto do Renato Thomsen, a coloração esverdeada da tinta que foi aplicada em trecho do forro original ao fundo, para marcá-lo como era no passado, visto que no restante o forro já estava completamente deteriorado. 



ENTUPIMENTO DE CONDUTORES PLUVIAIS
O único problema são as árvores nos fundos e na frente do prédio
          Uma das causas da deterioração estrutural do prédio histórico do Paço Municipal, além do descaso de décadas com sua manutenção periódica ou preventiva e os "anexos" que o descaracterizaram, foram as muitas árvores adjacentes à edificação - que por terem a características de perderem suas folhas, elas acabam caindo sobre o terraço e os telhados, entupindo condutores horizontais e verticais de águas pluviais, ocasionando umidades que são extremamente nocivas à antiga arquitetura.



Ontem, terça-feira de carnaval, a equipe da Construtora Granzotto
estava trabalhando firme nos detalhes para entregar a obra neste mês.

A restauração do Château d'Eau, iniciativa da Prefeitura Municipal com patrocínio
da CORSAN, também está em fase final. O restaurador Antônio Sarasá estima que
os acabamentos e limpeza do monumento terminem também até o final de março.




SAUDADE ANTECIPADA
Fotos: Renato Thomsen   Texto: Osni Schroeder


        Por vezes, neste últimos momentos do restauro, ao circular pela beleza da edificação do Paço Municipal, somos tomados por um antecipado sentimento de saudade do antigo prédio. Isto porque ele está sujeito a se tornar inacessível, pela probabilidade de ter um uso restrito e não de característica coletiva - como propusemos.

       A probabilidade, externada pelo Prefeito Ghignatti, de usá-lo para setores burocráticos da administração pública, determinará que o povo cachoeirense não terá a liberdade de circular por seu interior restaurado, como aconteceu conosco - pelo menos desde o tempo em que aquele local era visto pela grande maioria como um depósito de entulhos, prestes a desabar, destino que agora temos o justo orgulho de tê-lo contestado. 

       Vê-lo hoje lindo e disputado, gera um sentimento que nós imaginamos sentiria um casal que criou um criança desamparada e vê que, depois de muito cuidado, aquela criação lhes poderá ser tomada a qualquer tempo, sem que possam fazer nada. 

       Felizmente, estes sentimentos são passageiros e serão minimizados pela firme convicção de que a cidade de Cachoeira do Sul se mobilizará pela valorização do seu Paço Municipal e do seu Centro Histórico - com a instalação do seu Museu Municipal em frente ao seu monumento Château d'Eau. 

      Acreditamos também na alta sensibilidade e visão política do Prefeito Sérgio Ghignatti que decidirá, esperamos, pela instalação do Museu no Paço.  

      Nunca nos afastaremos da proposta projetada inicialmente para o Paço Municipal, que é transformá-lo numa edificação promotora da cultura cachoeirense. Mesmo que a atual administração decida pelo contrário, continuaremos firmemente na luta pelo nosso propósito histórico.

#museunopaço

3 comentários:

  1. Beleza de explanação dos sentimentos e de como estão as finalizações do Paço Municipal! Vocês me representam. Vocês fazem parte de um grupo digno de uma sociedade séria e preocupada com as futuras gerações de Cachoeirenses.Parabéns e fé no futuro!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo constante apoio, Suzana.

    Agora, mais do que nunca, a comunidade cachoeirense precisa se unir para pensar e lutar pelo futuro e pela preservação da sua identidade histórico-cultural.

    #museunopaçojá!

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga e entusiasta Suzana Saldanha, mesmo de longe, sente a força e o empenho do Movimento pela Restauração do Paço e apoia também a bandeira de nele instalar o Museu Municipal.Nosso lema agora poderia ser proclamado como Movimento pela Ocupação Cultural do Paço - #museunopaçojá! Acreditamos na visão prospectiva de nosso prefeito!

    ResponderExcluir