quinta-feira, 1 de setembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL: Visitação (1º/09/2016)


VISITANTES ILUSTRES CONHECEM A OBRA
Escritor Liberato Figueiredo Vieira da Cunha

Liberato Vieira da Cunha nasceu em Cachoeira do Sul, em 1945. Escritor, jornalista e colunista do Jornal Zero Hora, publicou os livros: Miss Falklands (contos e crônicas, Martins Livreiro, 1983), Um hóspede na sacada (contos e crônicas, Sulina, 1985), A mulher de violeta (contos e crônicas, Tchê!, 1990), As torrentes de Santaclara (romance, Mercado Aberto, 1993), Um visto para o interior (crônicas, Artes e Ofícios, 1996), A morte do violinista (contos, Mercado Aberto, 1997) e A companhia da solidão (crônicas, L&PM, 2000), Tratado das tentações (crônicas, L&PM 2002), O homem que colecionava manhãs (romance, Objetiva, 2004) e O silêncio do mundo (crônicas, 2013, AGE).

-  O autor se projetou nacionalmente com obras como o romance “O homem que colecionava manhãs” (Editora Objetiva/Rio). Também é detentor de muitos prêmios e homenagens no jornalismo e na literatura, dentre os quais seis prêmios ARI, dois açorianos, um Érico Veríssimo, um Norton, um Kronica, um Sociedad Interamericana de Prensa (Miami, USA), um Poesia Prosa e Arti Figurative (Itália), além do título de Chevalier des Arts et des Lettres da França. 


         A visita do consagrado escritor cachoeirense Liberato Vieira da Cunha, às obras de restauro no prédio histórico, revestiu-se de emoção tanto para ele quanto para os integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, honrados com a sua presença naquele local. 

       Liberato revelou conhecer detalhes da edificação em obras, onde conviveu na sua infância e adolescência. Revelou especial interesse em conferir o gabinete onde seu pai Liberato Salzano Vieira da Cunha foi Prefeito Municipal, na década de 1940. 

     

       O renomado autor elogiou a qualidade da restauração em andamento, ao inteirar-se de vários detalhes visíveis deste processo - todos apresentados pela Coordenadora Geral dos parceiros comunitários, Arquiteta Elizabeth Thomsen.

        Também lembrou ainda que acompanhava, por vezes, as sessões da Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, instalada no pavimento superior do prédio. Questionando sobre a provável utilização daquele local privilegiado, depois de finalizado o restauro, elogiou a destinação projetada para ser um novo Gabinete do Prefeito destinado a eventos e ocasiões especiais. 


       Elogiou, de forma bem humorada, a "epidemia" de restauros simultâneos no Centro Histórico Cachoeirense: a do Paço Municipal, do Château D'Eau e da Catedral Nª.S.ª da Conceição, no entorno da Praça Balthazar de Bem.

      Ao arquiteto Osni Schroeder, escritor do livro A Noite de Netuno e a Virgem, lembrou a citação do seu pai e da sua mãe naquele livro, em um evento hipoteticamente ocorrido nas dependências do Paço Municipal, em épocas passadas.


EMOÇÃO

          Os parceiros voluntários, presentes na visita de Liberato Vieira da Cunha ao Paço Municipal em obras, sentiram-se gratificados pela sua presença. O sentimento de gratificação foi ampliado especialmente pela sua expressão de afeto àquela edificação, alinhando-se ao de todos os que desejam a revitalização da história ali contida.




DEPUTADO HENRIQUE FONTANA
Prefeito Neiron recebe Deputado Fontana Jr.

         A convite do Prefeito Municipal Neiron Viegas, o deputado Federal pelo Rio Grande do Sul Henrique Fontana também visitou as obras de restauro da edificação do Paço, nesta tarde.

        Manifestou-se impressionado pela amplitude da obra de restauro e também cumprimentou a comunidade cachoeirense por ter se mobilizado para não deixar se perder uma edificação com história tão valiosa como esta.

       O Prefeito Neiron apresentou ao Deputado Fontana os detalhes da obra de restauro em andamento, assim como a sua utilização futura. 




        O Coordenador Adjunto do movimento pela restauração, arquiteto Osni Schroeder, informou detalhes ao deputado federal sobre o projeto de restauro da Estação Ferreira e do projeto da AMICUS, em conjunto com o Rotary Club e IRGA, para implantação do Memorial Nacional do Arroz em Cachoeira do Sul - projeto este já em adiantado processo de captação e implementação.


-



REVESTIMENTOS EM PASSOS RÁPIDOS

         A fase prioritária atual da obra é basicamente a finalização de instalações elétricas, assim como a recuperação e restauração dos arcos e revestimentos de paredes internas, no pavimento inferior.

        Estas obras estão em ritmo acelerado e já mostram excelentes resultados nos acabamentos e recuperação das fissuras na alvenaria.




  SALA  Engº DANILO ALVES CUNHA

          Na sala do pavimento inferior que será dedicada ao COMPAHC (em que esperamos homenagear com o nome do nosso parceiro voluntário Eng.º Danilo Cunha), o forro em madeira nobre já está sendo finalizado - exatamente como o saudoso grande amigo projetava em seus primeiros estudos sobre as patologias da edificação, em 2013. 




PARCERIA PAÇO-SOL


        A parceria que o Paço faz com o Sol, une a expressão arquitetônica de um com a luminosidade dos raios do outro e o resultado é pura arte. 
  
______________________________________________


Nada escapa à  lente do Renato Thomsen,
nesta parceria histórica que produz beleza e nos encanta.
  
Fotos: Renato Thomsen      Texto: Osni Schroeder

Nenhum comentário:

Postar um comentário