quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Dr. Florence e a obra (21/09/2016)

            No final da manhã de hoje, a obra de restauro da edificação histórica do Paço Municipal recebeu a ilustre visita do Dr. Carlos Eduardo Florence, ex-Presidente da AMICUS:




LEITURA PRÉVIA

       Para ler a noticia da visita do cachoeirense Carlos Eduardo Florence às obras de restauro do Paço Municipal, é necessário revisitar e se emocionar com o que ele escreveu no passado, quando o futuro do Paço era um quadro de destruição, assim como foram destruídos vários prédios nossos de imenso valor histórico.

       Então, se você ainda não leu, sugere-se que leia a coluna do Doutor Florence republicada no final desta postagem.



A VISITA


         Florence foi recebido pela porta da frente! Foi uma feliz coincidência, porque a porta lateral de serviço estava obstruída momentaneamente. Os anjos por vezes falam por coincidências!
         


        Florence no passado, mexeu com os brios da nossa geração e motivou a formação do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal. 

Nada mais justo do que ser recebido pela porta da frente do Paço.



DONA ÍRIS FLORENCE


         Florence entrou no prédio recordando o tempo em que sua mãe, Dª. Iris Florence, foi Secretária dos governos Moacir Roesing e Honorato de Souza Santos. Revisitou a sala onde ela trabalhou, destacando sua dedicação à causa pública, e também  a relação conflituosa dos trabalhos de administração com uma espécie de zoológico e seus macacos, que haviam no jardim lateral da prefeitura.


MANIFESTAÇÃO

 
          Manifestou-se o visitante do dia, impressionado com a qualidade do acabamento dos trabalhos de restauro, destacando a recomposição dos forros de madeira.




          Aprovou a manutenção pontual de trechos de paredes, onde será possível verificar as varias camadas de tintas e cores que foram utilizadas como revestimento de  paredes ao longo do tempo.



         

            Manifestou que o prédio merece ser entregue todo para a comunidade e atividades culturais.

          Entende que o amplo salão do térreo deve contar a história do Paço, das pessoas que o trouxeram até aqui ligadas e à própria história de Cachoeira do Sul.



PAVIMENTO SUPERIOR



         No pavimento superior impressionou-se com a beleza do salão principal e sua integração com o conjunto arquitetônico do Centro Histórico abrigado pela Praça Balthazar de Bem.


        Declarou-se até emocionado com o que estava vendo e pela qualidade da obra de restauro.


        Imaginou naquela sala o piano doado para a comunidade cachoeirense pela família de Enzo Caspani, como personagem principal de um evento musical. O piano hoje está na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha, tendo como mantenedor a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - AMICUS.


TERRAÇO


           No terraço, mais uma vez sugeriu ações proativas para o futuro da edificação do Paço, como o de transformá-lo num belo local para eventos culturais ao ar livre. 




ANTIGA CADEIA


         Viu na antiga cadeia as formas circulares de arcos que antigamente eram escondidas por inapropriados forros de madeira.

         Num dos locais das antigas celas, conferiu os "grafittis" provavelmente desenhados por presos, imagens que serão preservadas. Viu também a antiga grade de uma das celas que ficou dezenas de anos escondida entre duas paredes, descobrindo-se agora durante o restauro.



GABINETE DO INTENDENTE
        

           Reviu a porta do antigo Gabinete do Intendente, em fase de restauro e destacou a beleza de colunas e revestimentos do antigo gabinete, sendo inteiramente restauradas.

        Perguntou por móveis, quadros e bustos que existiam antigamente naquele local. Foi informado que, por ação de pessoas que acreditavam que um dia o presente restauro viria, estes equipamentos foram protegidos em vários locais como o Arquivo Histórico e o Museu Municipal, e logo mais farão o caminho da volta quando o restauro estiver pronto.



GRATIDÃO

          Cada cachoeirense tem uma parte no mérito de estarmos em vias de comemorar o restauro do Paço Municipal. 

Os que ajudaram, elogiaram! 

E, até os que criticaram!


          Carlos Eduardo Florence destaca-se dentre estes pelas suas palavras e atitudes de certeza no sucesso dos trabalhos de restauro.

A sua visita de hoje nos fortalece!




          Em 20 de outubro de 2012 o Dr. Florence publicou em sua coluna no Jornal do Povo uma pungente manifestação de inconformidade com o estado de abandono do prédio do Paço Municipal.


          Suas palavras serviram de incentivo à criação do Movimento pela Restauração e do abaixo-assinado no qual a comunidade cachoeirense uniu-se para salvar a edificação histórica. - reprodução abaixo:


Obrigado!

2 comentários:

  1. Pessoas como o Dr. Eduardo Florence são impulso para não esmorecermos em nosso permanente esforço de dar vida aos espaços de memória. Valeu, Florence!

    ResponderExcluir