terça-feira, 23 de agosto de 2016

PAÇO MUNICIPAL - Pesquisa e visita técnica (23/08/2016)

Artista plástico e escritora pesquisam o Paço Municipal
Foto: Elizabeth Thomsen
        
          Na tarde de ontem o artista plástico Antonio Albino Maciel e a escritora Célia Maciel, acompanhados das arquitetas Elizabeth Thomsen e Bianca Nunes, conheceram a obra de restauração do prédio histórico do Paço Municipal.

Foto: Antonio Maciel

          Os ilustres visitantes ficaram surpresos com a qualidade dos trabalhos em execução e muito satisfeitos em constatar que a memória cachoeirense está sendo resgatada com profissionalismo. Eles ainda registraram várias fotos dos inúmeros detalhes arquitetônicos em processo de restauração. A coleta de imagens deverá ser utilizada nos seus próximos trabalhos culturais.

Foto: Antonio Maciel

____________________________ 



VISITA TÉCNICA



          No inicio da tarde  de hoje os Coordenadores do movimento, Arquiteta Elizabeth Thomsen e Arquiteto Osni Schroeder, visitaram a obra e acompanharam alguns trabalhos em andamento.









3 frentes de trabalho da Empresa Granzotto:
paredes, pisos e forros no pavimento inferior.






FORRO NA FUTURA
SALA DO COMPAHC

           Continuam os trabalhos de execução de forros e roda-forro de madeira no pavimento térreo. Agora iniciam os trabalhos de montagem do forro na sala da frente, no pavimento inferior, que será dedicada ao COMPAHC.

           Peças especiais de madeira nobre são confeccionadas na própria obra, com equipamentos adequados e profissionais competentes, trazendo de volta a grandiosidade deste prédio histórico .

No pavimento superior a etapa de montagem
 dos forros já está concluída.







REVESTIMENTO NO FORRO
DA ANTIGA CADEIA

      O revestimento de argamassa no forro da antiga cadeia está bastante degradado, considerando o tempo excessivo que ficou exposto a infiltração de umidades provenientes da deficiência na impermeabilização do terraço que cobre o local.

     Equipes de profissionais em restauração de revestimento estão trabalhando a todo o vapor para recuperar estes revestimentos comprometidos.

     As iluminações zenitais, que estavam escondidas por forros de madeira nestes locais foram recuperadas e voltarão a ter a função de iluminar os ambientes.











GRAFFITIS  NA CADEIA DOS ANOS 60?

O Paço Municipal é sensacional! 


           Além da nossa história que ele evoca, além da beleza arquitetônica e da multiplicidade de funções que ajudou a desempenhar ao longo da história imperial e republicana de Cachoeira do Sul, o prédio apresenta detalhes espetaculares que desafiam a imaginação dos parceiros voluntários e dos pesquisadores da nossa história que colaboram com o movimento pela restauração.

        Quando se pensava que já haviam sido revelados todos os detalhes pitorescos, como a grade original da cadeia escondida entre paredes por aproximadamente 100 anos, ou as várias camadas/tipos de pintura que protegeram paredes, ou os detalhes construtivos de uma mal construída escada de madeira, eis que aparece mais um! 

      A inspeção da Arq. Elizabeth Thomsen e do Arq. Osni Schroeder na área da antiga cadeia, para escolher o trecho do arco de cobertura que vai ficar na condição de revestimento e pintura em que se encontra, como forma de registro de um trabalho do passado, descobriu-se em um dos arcos do local, dois graffitis (desenhos à lápis) muito provavelmente feito(s) por preso(s) que estiveram "hospedados" à força naquele local.

     As manifestações artísticas têm relação com o final da década de 50 do século passado, quando o local ainda era utilizado como cadeia civil da nossa cidade:


           O primeiro desenho (acima) mostra uma pessoa com uniforme militar, destacando-se o quepe, com brasão na parte superior, e a inscrição "GNRL. TAVORA", com a provável assinatura do artista denominando-se como "BARBUDO". O General Távora foi um dos líderes da revolução de 1930, representando a participação do povo nordestino naquele movimento. Na década de 50 foi candidato derrotado numa das eleições para a Presidência da República, sendo, posteriormente, também Senador na década de 60 .



             O segundo desenho (acima), de menor expressão, representa alguém (aparentemente de bombacha) que está discursando sobre um tablado retangular, com a inscrição (ao seu lado esquerdo) "MENEGUETY", que seria uma menção ao governador do Rio Grande do Sul no final dos anos 50.


_____________________________



CENTRO HISTÓRICO DE CACHOEIRA
VIVE MOMENTO DE RESTAURAÇÃO


Fotos: Renato Thomsen        Texto: Osni Schroeder



2 comentários:

  1. Os desenhos encontrados nas paredes refletem um momento político interessante, embora não sejam um bom exemplo na conservação do prédio histórico.

    ResponderExcluir
  2. O Juarez Távora, conhecido militar com participação no movimento revolucionário de 1930, era irmão do Fernando Távora, capitão comandante do 3º BEC quando do levante do Barro Vermelho, onde pereceu o Dr. Balthazar de Bem e o jornalista Fábio Leitão. Uma história bem mais próxima de nós...

    ResponderExcluir