Uma grande surpresa a edificação histórica do Paço Municipal nos apresentou quando foram removidas as camadas de tinta PVA branca, no salão principal do pavimento térreo.
A preparação para o futuro revestimento à base de cal, que está sendo realizada pela empresa Granzotto, revelou camadas de pinturas diversas - destacando-se uma (provavelmente) original de cor azul anil, outra vermelho escuro e até uma verde claro com listas em detalhe marrom, à altura da base dos arcos nas alvenarias internas.
VÁRIAS CAMADAS
Foram identificados alguns detalhes artísticos, em pinturas passadas, que serão deixadas como registro histórico dos vários revestimentos de paredes que a edificação recebeu. Avalia-se que sejam deixados trechos demarcados na alvenaria, na situação em que se encontram.
ARGAMASSAS CONTEMPORÂNEAS
Em alguns pontos, provavelmente devido à degradação de revestimentos originais de argamassa nas paredes e por conta da infiltração de umidades, já não há a marca de pinturas antigas e repinturas à base de cal devido à troca total do revestimento, executado em intervenções (de passado recente) com argamassa em traço com composição de cimento.
SALA DO INTENDENTE
Foi completada a remoção de tinta PVA, que foi o material dos últimos revestimentos aplicados no antigo Gabinete do intendente Municipal.
Esta parte, nos fundos do pavimento inferior, é um anexo que foi incorporado à edificação original para atender à necessidade de uma sala exclusiva para uso da autoridade maior do executivo municipal (função advinda com a proclamação da República no Brasil).
A sala apresenta detalhes artísticos em alto relevo que constituem, simbolicamente, a exaltação da beleza. Apresenta também adornos esculpidos nas colunas de alvenaria, com capitel em estilo coríntio.
O Gabinete do Intendente foi construído no início do século 20 e, apesar de mais recente do que o resto da edificação (que tem 156 anos), já está perto de completar os seus 100 anos de história.
DETALHE DO RODAPÉ
O agora recuperado rodapé de madeira do salão principal do pavimento superior, no detalhe iluminado, mostra a interação da técnica construtiva original com a atual que restaura a edificação. A harmoniosa integração, captada pela lente do voluntário Renato Thomsen, é chancelada pelos raios de sol desta tarde de inverno que há mais de 150 anos iluminam nosso valorizado prédio.
SANITÁRIO NO PAVIMENTO SUPERIOR
O sanitário (nos fundos do segundo piso) que já foi uma adaptação adicionada ao prédio do Paço Municipal ao longo do tempo, continuará na situação encontrada no início do restauro: com o revestimento de piso em madeira nobre.
ESTRELAS NA PEDRA
A estrela de cinco pontas, com círculo central composto de cinco pequenas estrelas, inserida na pavimentação frontal ao prédio do Paço Municipal, manda-nos através das grades da sacada um desafio aos que vêem nela uma expressão simbólica e não apenas um adereço colocado sem sentido algum no calçamento de pedras...
PORTA ABERTA PARA A VIDA
Graças a uma feliz conjugação de esforços, a nossa
cidade restaura seus bens históricos, perenizando-os
para as atuais e futuras gerações de cachoeirenses...
A porta aberta do Paço
simboliza este momento!
Fotos: Renato Thomsen - Texto: Osni Schroeder |
PESQUISA HISTÓRICA
A Profª Mirian Ritzel nos enviou a cópia abaixo do documento de 1885 (que encontrou no Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul), onde se trata da construção de uma grade à direita na antiga cadeia localizada nos fundos do prédio do Paço Municipal:
Abaixo, a transcrição do documento:
Delegacia de Policia da Cachoeira 26 de Desembro de 1885
Em
28 de Dezo
Ill.mos
Snr.es
Para boa segura dos prezos
recolhidos a Cadea Civel desta Cidade, torna se necessario collocar=se uma
grade em uma janella que tem na sala que serve para as sessões secretas do Jury
de sentença, que dá para o pateo da refferida cadêa, devendo a refferida grade
ser collocada de forma que qualquer prezo não possa servir=se della para galgar
o muro que tem do lado do Theatro desta Cidade; assim rogo a VS.as
para que se dignem attender ao reclamado por ser de interesse da Justiça.
Deos
Guarde a VS.as
Ill.mo Senr Prezidente e mais
membros
da Camara Municipal desta Cidade.
Diogo
[Quintino] de Carv.o
Delegado de Policia
"ARQUEOLOGIA"
Grade descoberta no lado esquerdo da antiga Cadeia Civil - Possível similaridade com a proposta do lado direito. |
______________________________________
A pesquisadora Maria Lúcia Mór, do Arquivo Histórico Municipal de Cachoeira do Sul, descobriu e transcreveu uma interessante notícia sobre o prédio da Intendência Municipal, no Jornal Rio Grande de 1909, reproduzida abaixo:
Jornal Rio Grande – 7 de Janeiro de 1909
“ A Intendencia
Como há tempos fôramos os únicos a noticiar, o coronel Isidoro Neves, esforçado intendente do município, levando em conta a má acomodação em que se achavam as secretarias diversas, no pavilhão superior do edifício Intendencial, resolvera mudal-as para baixo.
Com esse fito, praticaram-se no pavimento térreo da Intendencia varias obras que já se acham acabadas.
A velha galeria ao lado do salão do jury, suja e a cahir, de nenhuma utilidade capital, foi posta abaixo, sendo transformado o lugar ocupado por ella em sala espaçosa e bem arejada, onde funcionam as secretarias da fazenda e obras publicas.
O salão nobre do Conselho foi magnificamente instalado na antiga sala do jury.
O gabinete do intendente e a secretaria do município ocupam confortável sala situada atraz da secretaria da fazenda e com janelas para o sul e a leste.
O edifício da Intendencia está sendo submetido a caiação e pintura geraes.
Todas as pessoas que o visitam são unanimes em tecer elogios às novas instalações.
O jury e audiências passarão d’ora avante, assim que seja acabada a pintura, a funcionar no pavimento superior.”
_______________________
Para mais informações sobre a Cachoeira antiga visite o site:
Fototeca do Museu Municipal de Cachoeira do Sul |
Que maravilha!!! Não há palavra melhor para qualificar tudo isto!
ResponderExcluir