quarta-feira, 16 de março de 2016

Reunião técnica com a Granzotto


REUNIÃO DE TRABALHO


         No dia 16 de março de 2016 ocorreu reunião no Paço Municipal, dos voluntários pela Restauração com o Diretor da Empresa Construções Granzotto, Engenheiro Guilherme Granzotto e com a Arquiteta Rosely Hachmann, responsável técnica pela execução das obras de restauro.

        Pelo Movimento estiveram presentes o fotógrafo Renato Thomsen, a Arq Elizabeth Thomsen, o Arq Osni Schroeder e a Arquiteta recém formada Bianca Cunha Nunes, que teve como tema do seu TCC, o projeto de um novo centro administrativo para a Prefeitura de Cachoeira do Sul com a manutenção e restauração do Paço Municipal. Também esteve presente a Arq Aline Rosa, contratada para fiscalizar as obras em nome do nosso Município.

       Discutiu-se o projeto elétrico, de rede lógica e de ar condicionado.

      Registrou-se grande preocupação com a instalação de eletrodutos e luminárias na abóbada de forro da antiga cadeia, visto que não há condição de instalação de eletrodutos embutidos no interior dos arcos daquelas dependências. Nestes locais todas as instalações projetadas serão, portanto, aparentes.

     

ELEVADOR

        Discutiu-se a localização do elevador, proposta pelo Arquiteto Júlio Ramos, autor do projeto de restauro. Verificou-se também as especificações do equipamento adquirido pela Empresa Construções Granzotto, analisando-o sob o ponto de vista de adequação ao prédio e às necessidades das pessoas que irão usá-lo.



        Na fase atual está sendo implantada a fundação do elevador e preparada a caixa de alvenaria que o envolverá.


SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO

          O Secretário Municipal de Planejamento, Cristiano Schumacher, também esteve no Paço inteirando-se das novidades sobre a restauração da edificação histórica. Ao constatar o progresso e a qualidade do trabalho realizado, ele comentou quão bom seria que todas as obras da Prefeitura de Cachoeira do Sul tivessem o andamento da restauração do Paço Municipal.



ENTREPISO DE MADEIRA

         Praticamente todas as tábuas comprometidas do assoalho do entrepiso foram retiradas. Algumas partes do piso antigo foram mantidas, como apoio logístico necessário para o andamento dos trabalhos na fase atual. 


        Algumas vigas de madeira terão de ser relocalizadas, considerando a necessidade de deixar um vão livre por onde passará o elevador (fotos acima e abaixo)




TERRAÇO NOS FUNDOS

       O Eng Granzotto, apresentou proposta de solução técnica de impermeabilização do terraço que existe nos fundos da parte superior da antiga cadeia. Analisadas as soluções propostas, todas excelentes, decidiu-se aguardar um certo tempo para analisar soluções alternativas que porventura resolvam o grave problema de infiltrações de umidade naquele setor da edificação.


PISO DO PAVIMENTO INFERIOR

             Os trabalhos de preparação de estrutura de fixação do piso do pavimento inferior já iniciaram. 


        A prospecção da fundação corrida existente de paredes de pedras argamassadas, indicou uma profundidade média 1,50 metro, sendo 70 cm enterrado e 80 cm de elevação do piso natural. 


        Esta solução é a fundação que sustenta paredes e pilares do salão principal no pavimento térreo. Em outros locais não foi possível esta análise, visto que já tiveram estes vãos aterrados em intervenções de reforma realizadas no passado.


        Confirmou-se com a Construções Granzotto a preservação já referida anteriormente neste blog, da manutenção e proteção do piso interno de ladrilhos hidráulicos, do antigo acesso ao prédio.  
        Esta ação não estava prevista no orçamento inicial, mas ainda assim será implantada pela empresa de restauro contratada, pelo seu valor histórico.



ACHADOS INTRIGANTES (1)

REVESTIMENTO DE ESCAIOLA


        Numa antiga copa, que agora será a circulação principal do prédio, foi descoberto como revestimento de parede, um trecho com uma faixa de escaiola, em péssimo estado e uma faixa decorativa do mesmo material, na cor azul. Preliminarmente não se retira nada do revestimento naquele local, para que se defina a manutenção desta solução construtiva do passado.



ACHADOS INTRIGANTES (2)

PEÇAS METÁLICAS

        Três pequenas placas metálicas alouçadas e outra em alumínio, foram encontradas na retirada de aterro, para realização das fundações do elevador.

        Este aterro não é original da construção do Paço, sendo executado a partir dos resíduos da abertura de um grande vão na alvenaria, no local onde funcionava a área fazendária do município. 

        Com a provável troca do revestimento de piso, na oportunidade, foram colocados os entulhos provenientes da retirada da parede para o buraco existente entre o piso de madeira e o piso natural do terreno. 

        Misturadas nos entulhos, agora retirados, estavam as peças mostradas na foto abaixo:

       Intriga-nos o que seriam? 

         Quem souber o que elas significam e/ou para que serviam, favor escrever para este blog, para que publiquemos mais detalhes históricos sobre esta particularidade intrigante que veio à luz agora. 


Resposta:    O Sr. João Augusto Costa e Silva, ex-Secretario da Fazenda do ex-Prefeito Julio Cesar Mandagaran Caspani, nos informa que as duas placas maiores eram utilizadas para identificar os carros que serviam ao Prefeito Municipal.






RESTAURO DAS ESQUADRIAS EXTERNAS

         O prédio histórico do Paço Municipal toma nova forma e já expressa novos ares. 
       

         A aparência cansada e decadente modifica-se já, apenas com a recuperação e restauração de suas antigas esquadrias e dos seus telhados.




 Já é possível imaginá-lo com a imponência de outros tempos!


  
________________________________________


2 comentários:

  1. E oo trabalhos continuam. E bem! Parabéns equipe técnica!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por manter a comunidade informada dos avanços desta obra grandiosa e elogiável através do blog. Adorei os achados intrigantes!

    ResponderExcluir