terça-feira, 1 de março de 2016

Encontro técnico no Paço

           Na manhã de 1º de março de 2016, aconteceu o encontro técnico entre representantes da empresa Construções Granzotto, integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal e do COMPAHC. 


                Participaram também dos trabalhos, vários profissionais de algumas Secretarias Municipais, como a de Obras, Planejamento, Meio Ambiente e Defesa Civil.


Participaram do encontro, na manhã de hoje:

Eng. Guilherme Granzotto, Eng. Marco A. Pozzobon, Prefeito Neiron Viegas,
Cristiano Schumacher, Eng. Livia Pavanello, Arq. Aline da Rosa, Nilton dos Santos,
Adroaldo Borba, José Luiz Zasso, Mariana C. Alves, Rosimeri Michels do Arreal,
 Paulo R. S. da Silveira, Jorge Baldez, Claiton F. Nazar, Ione SanMartin Carlos,
Arq. Osni Schroeder, Arq. Elizabeth Thomsen e Renato Thomsen.



VISITA DO PREFEITO NEIRON

          A reunião teve a presença, em parte do tempo, do Prefeito Neiron Viegas. O chefe do Executivo ressaltou a sua satisfação pelo estágio atual e a qualidade das obras de restauração. 



         A Assessora Rosimeri Michels do Arreal comunicou a liberação de uma das parcelas de pagamento para a empresa Construções Granzotto. Parcela esta que estava atrasada devido a complicações burocráticas. A Assessora também providenciou o devido encaminhamento da documentação indicativa dos serviços já executados e medidos.




       Foi ressaltado ao Prefeito Neiron Viegas a importância de fiscalizar e proibir, com a devida urgência, o trânsito de veículos pesados no entorno da Praça Balthazar de Bem, trânsito este gerador de algumas patologias graves na edificação histórica do Paço Municipal e possivelmente no Chateau D'Eau, assim como na Catedral Nª Sª da Conceição.

___________________________________



ESPECIALISTA EM ARGAMASSAS

        O centro dos trabalhos desta manhã foi a definição de traços de argamassa nos revestimentos internos e externos de paredes da edificação do Paço Municipal.


        A empresa Construções Granzotto contratou o Engenheiro Civil Marco Antônio Pozzobon, especialista em argamassas, que vistoriou toda a edificação, analisando e identificando todos os tipos de argamassas, inclusive as da parede de taipa-de-mão.



        Esta vistoria foi realizada analisando resultados de testes de argamassas existentes, realizados pela CIENTEC, por exigência do projeto de restauro e providenciados pela empresa Construções Granzotto.


        Ressaltou o Engenheiro Pozzobon que a argamassa a ser usada na restauração de revestimentos tem de ter qualidade que a faça se manter íntegra por muitos anos.  


       Da discussão técnica, alguns princípios foram definidos: O primeiro é de que não haverá retirada total dos revestimentos de paredes, mas será realizada uma avaliação da integridade dos revestimentos e o seu restauro, havendo reconstrução apenas nos locais onde houver descolamento total ou parcial.


       Discutiu-se a definição do traço das argamassas, ficando decidido que se equalize o traço descoberto pela CIENTEC, com materiais existentes hoje no mercado. Seria uma irresponsabilidade definir uma argamassa de baixa resistência para uma edificação tão importante para a cultura cachoeirense.


      O Engenheiro Pozzobon também vistoriou o restauro e em alguns casos a reconstrução de esquadrias, na sua forma original, aprovando as análises técnicas que consideram impossível a restauração de algumas destas esquadrias, em virtude do seu alto estado de degradação e fragilidade estrutural.





        Discutiu-se também as patologias visíveis, como descolamentos e fissuras em todo o prédio, especialmente uma grande rachadura na fachada principal (foto abaixo): 
      

             A participação do pessoal técnico da Secretaria Municipal de Obras possibilitou discussões, direcionando para a solução de 
grampeamento da parede em questão, a fim de recuperar a sua integridade original.






Currículo do Eng. Marco Antônio Pozzobon

 
Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente é Gerente de Tecnologia do Grupo ANDREETTA e professor concursado do Curso de Engenharia Civil da Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Concreto, Revestimentos Argamassados e Sistemas Construtivos não Convencionais, tais como Paredes de Concreto e Alvenaria Estrutural. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: dosagens e controle tecnológico de argamassas industrializadas e concretos especiais; monitoramento e avaliação de sistemas construtivos de alvenaria estrutural, alvenaria de vedação racionalizada e paredes de concreto.



___________________________________



CONDOMÍNIO UNIÃO DE MOÇOS






            O Arquiteto Osni Schroeder em contato com o Engenheiro Guilherme Granzotto, da empresa que restaura a edificação do Paço Municipal, questionou-o sobre possibilidades técnicas de complementação de restauro da fachada do antigo prédio da União de Moços Católicos, obra paralisada há mais de dez anos.


         O Arquiteto Schroeder informou sobre a decisão dos condôminos do edifício União de Moços em restaurar a fachada preservada, atendendo diretrizes de projeto de restauro aprovado pelo COMPAHC.

       O Engenheiro Granzotto manifestou-se interessado em discutir a possibilidade de atuação da sua empresa em mais uma obra de restauro em Cachoeira do Sul.



          O Engenheiro Pozzobon, especialista em revestimentos de argamassa, verificou as condições físicas da fachada, manifestando-se impressionado com a beleza do conjunto arquitetônico assim como a relativa facilidade e rapidez de restauração, dentro de critérios técnicos.


          As arquitetas Elizabeth Thomsen e Aline da Rosa também acompanharam a visita à fachada tombada. 


Foto: COMPAHC - Nelda Scheidt (1995)

Nenhum comentário:

Postar um comentário