quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Visita técnica e reunião


            
            Na manhã de hoje, 25/02/2016, integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, realizaram visita técnica na obra de restauro do Paço, dirimindo dúvidas  dos profissionais da empresa Granzotto, sobre detalhes do projeto de restauro.




___________________________________


Paredes de Taipa-de-mão


        Um dos itens abordados foi a necessária intervenção nas paredes de "taipa de mão", situadas no pavimento superior. 


             A diretriz de manutenção e restauro está confirmada, o que exige um cuidado redobrado neste trabalho em particular, considerando o estado crítico de conservação daquelas paredes com estilo construtivo característico.


Estiveram presentes:   Arquiteta Elizabeth Thomsen, Coordenadora Geral,
Arquiteto Osni Schroeder, Coordenador Adjunto, Arquiteto Thiago Faccin Cazzarotto,
o fotógrafo Renato Thomsen e o mestre-de-obras Márcio Dalla Vecchia.




REUNIÃO NO GABINETE


           Logo após a visita técnica às obras do Paço, os voluntários foram recepcionados pelo Prefeito Municipal, Neiron Viegas, em seu gabinete.


           O tema da reunião foi o estágio das obras do Paço e a excelente relação com a empresa Construções Granzotto, contratada para executar o projeto de Restauro. O Prefeito destacou o excelente relacionamento com a empresa prestadora de serviço.

Participaram: Pref. Neiron Viegas, Arq. Osni Schroeder,
Arq. Elizabeth Thomsen, Arq. Aline da Rosa,
Rosimeri Michels do Arreal e Renato Thomsen



          A arquiteta Elizabeth Thomsen relatou os procedimentos do grupo de técnicos voluntários que assessora o Executivo, manifestando que é importante valorizarmos a empresa contratada que tem mostrado uma competência incomum.

        A Coordenadora reiterou, também, que é necessário retirar alguns documentos arquivados na década de 1940, que ainda estão no interior da edificação.


       Algumas demandas ficaram pendentes de solução imediata, como:

-  Formalização da proibição de circulação de veículos pesados no entorno do Paço.
-  Retirada da árvore que afeta o alicerce da edificação com suas raízes e as calhas com as folhas que solta, no outono. 

________________________________


MEMORIAL DE ARROZ 


 APROVAÇÃO DO PROJETO
 PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO


            Durante a reunião, o arquiteto Osni Schroeder, também presidente da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - AMICUS, informou ao Prefeito Municipal a publicação no DOU (Diário Oficial da União) da aprovação do projeto de captação de recursos para viabilização de execução das obras do Memorial do Arroz de Cachoeira do Sul.


          O Memorial do Arroz é uma iniciativa da comunidade cachoeirense, protagonizada pelo Rotary Club Cachoeira do Sul com apoio dos demais clubes cachoeirenses e pela AMICUS, com apoio do Município de Cachoeira do Sul. 


         Nesta etapa, os idealizadores do projeto irão buscar recursos via Lei Rouanet , numa ação aprovada pelo Ministério da Cultura. 


_____________________________

2 comentários:

  1. Companheiros, fico emocionada cada vez que passo em frente ao Paço e vejo a evolução das obras! E minha felicidade se completa, nestas férias, com as boas notícias sobre o Memorial Nacional do Arroz!

    ResponderExcluir
  2. Saber esta notícia do Memorial do Arroz é uma imensa alegria!

    ResponderExcluir