quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pesquisadoras visitam a obra de restauro


            As incansáveis pesquisadoras Mirian Ritzel (também vice-presidente do COMPAHC) e Maria Lúcia Mór Castagnino do Arquivo Histórico Municipal, responsáveis pela pesquisa histórica que norteou o projeto de restauro do Paço Municipal, visitaram as obras e examinaram com minúcia cada detalhe, em busca de novas evidências, de novos ecos do passado da edificação.







               Com a remoção dos "tapumes" que vedavam as esquadrias, suas patologias puderam ser estudadas com mais detalhe, em busca da melhor alternativo para seu restauro.




                   O olhar atento de Maria Lúcia Mór Castagnino, afiado por recente visita às edificações históricas em Portugal, detectou um pequeno detalhe numa das janelas do segundo pavimento (foto abaixo), que suscitou novas indagações sobre as sucessivas reformas e adaptações ocorridas no Paço no decorrer dos seus 150 anos.








             O restauro das esquadrias está sendo realizado com esmero pelo expert Alexandre Pohlmann Machado e seu assistente. Os resultados já são visíveis, empolgando a todos pela qualidade do acabamento e atenção aos detalhes.











A reconstrução dos telhados laterais avança rapidamente,
 com a proteção extra de uma subcobertura de aluzinco,
 recomendada em obras de restauro.

___________________________________________






Nenhum comentário:

Postar um comentário