quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Boas notícias

Da Ponte de Pedra:



A nossa "Velha Ponte" resiste a mais uma grande enchente!


         O piloto e fotógrafo Dudu Schroeder registrou, em sobrevoo no último final de semana, o monumento histórico da Ponte de Pedra completamente ilhada pelo rio Botucaraí.
         A força das águas desta cheia recorde causou preocupação aos integrantes do Grupo de Recuperação criado pelo Arquiteto Osni Schroeder. Agora, com a vista aérea do local sinalizando a integridade da edificação, os voluntários poderão esperar com mais tranquilidade o nível baixar para então efetuarem uma vistoria na estrutura e procurar eventuais danos causados por árvores arrastadas pela forte correnteza.

________________________________


Do restauro do Paço:




             A Empresa Construções Granzotto, de Aratiba/RS, já colocou sua placa de identificação da obra, com seus responsáveis técnicos e devidas inscrições no CREA/RS e CAU/RS. Também consta a frase, abaixo, que resume a missão dos restauradores:

"Preservar a memória urbana e
arquitetônica da cidade é proteger sua
identidade cultural e social, tornando
possível um presente e um futuro, 
constituídos a partir das raízes do passado."



Arquiteta Rosely Hachmann veio discutir detalhes da obra com a
Arquiteta Aline e o mestre-de-obras Márcio, da Construções Granzotto

         No centro da foto, de camiseta verde, mais um reforço para o time de especialistas:  Alexandre Pohlmann Machado, de São Gabriel/RS, que foi o encarregado da restauração dos elementos de madeira (forro, piso e esquadrias) no recente restauro do  Museu Getúlio Vargas (em São Borja/RS), efetuado pela equipe da experiente Arquiteta Berenice Pinto da Costa, da Empresa Parnaso Arquitetura, segunda colocada na licitação do nosso Paço Municipal


       O trabalho técnico de Alexandre Machado ficou registrado no livro do Museu Getúlio Vargas, recentemente editado para documentar o processo de restauro da edificação e a sua nova proposta museológica:








         O Movimento pela Restauração do Paço Municipal de Cachoeira do Sul apoia a contratação de profissionais com experiência comprovada em obras de restauro, mesmo de fora da cidade, agregando valor ao trabalho efetuado aqui assim como no exemplo acima.

______________________________________


ALERTA

         Apesar das boas notícias, os integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal preocupam-se com os problemas decorrentes das intensas chuvas, ventos e granizo ocorridos nos últimos dias no município. 
        O entupimento da calha nova feita no telhado (já restaurado) do segundo pavimento é uma possibilidade real. Novamente insistiremos com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente com a solicitação efetuada há mais de um ano: Remover ou podar a Tipuana (em frente ao portão de acesso ao Gabinete do Prefeito) em virtude de fitopatologias (a árvore tem partes ocas, galhos podres, está com parasitas e a sua brotação atrasada). Suas folhas são levadas para os telhados da edificação, causando grandes entupimentos nos condutores pluviais.


O tempo não espera...




Nenhum comentário:

Postar um comentário