quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O Paço, a Ponte e o Parque



Texto do Arquiteto Osni Schroeder, publicado no Jornal do Povo edição 05/08/14:
_______________________________________________________


UM PARQUE NA PONTE

       Um grupo de amigos, depois de passar pelo Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra e viver agora o Movimento pela Restauração do Paço Municipal, adquiriu o hábito de se preocupar com chuva em excesso!

      No Paço todos estão ansiosos para que a cobertura cubra, e comece logo a secar a úmida estrutura da edificação, agredida por infiltrações de 10 anos. Hoje, estão escoradas as estruturas de madeira de entrepiso, sendo restaurada a cobertura principal, maior foco de infiltrações de água e ataque de insetos daninhos.

      A sensibilidade proativa do Município, o apoio do 3º Batalhão de Engenharia de Combate e do COMPAHC materializam o projeto de um grupo de voluntários para salvar
a histórica edificação. O resultado, já visível, destas parcerias revela que a cidade tem inteligência para buscar soluções técnicas de restauro e para acabar com a mesmice constrangedora de prédios históricos que se deterioram à espera de uma revitalização que não vem.


O ideal numa edificação tombada é de que nunca precise ser restaurada!

      Um bom desempenho destes prédios se viabiliza com prontas manutenções quando se mostrem necessárias! Isto não aconteceu na Ponte, no Paço e não está acontecendo em outros prédios tombados de Cachoeira, desenhando a estes um caminho sombrio que já transformou em ruínas muitas construções valiosas.

     Na Ponte de Pedra há a permanente preocupação de estragos que podem ser ocasionados pela violência das águas do Rio Botucaraí, em períodos de enchentes.

     Apesar de programada pelos Amigos da Ponte, uma vistoria posterior à penúltima cheia ainda não aconteceu. 
Domingo, meu filho, que lá esteve, trouxe notícias boas! A Ponte de Pedra continua imponente sobre o rio, emoldurando a natureza exuberante e as várias famílias que aproveitavam o dia magnífico e o lugar histórico.

     Resiste bem ao rio a velha ponte! Isto nos compromete mais ainda a mantê-la estável para levar adiante o sonho do saudoso engenheiro Danilo Cunha de lá implantar um parque ambiental público.

     As famílias que lá estavam no domingo, muitas de natureza humilde, justificam que se dê pelo menos uma chance a este projeto, tentando viabilizá-lo.



Osni Schroeder

______________________________________________







Nenhum comentário:

Postar um comentário