quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Educação Patrimonial - UFSM

             Ontem, às 18:00hs, integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal participaram de uma aula sobre a preservação do patrimônio histórico cachoeirense para acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, no Atelier da UFSM Campus Cachoeira do Sul

          

            A Profª Arquiteta Luciana Fornari Colombo apresentou os voluntários cachoeirenses aos alunos presentes, antes de iniciar a projeção de fotos e as explanações com relatos das atividades profissionais relacionadas ao nosso patrimônio.





Relato de Iniciativas Comunitárias para
 Preservação do Patrimônio Edificado


               A Coordenadora Geral do Movimento, Arqtª Elizabeth Thomsen, iniciou sua apresentação de experiências na área, ilustrando com um mapa antigo do Município de Cachoeira e outro da cidade de Cachoeira do Sul, em cópia heliográfica, algumas plantas do projeto de restauração do Paço Municipal, várias fotos impressas e algumas publicações sobre a História e o Patrimônio artístico/cultural cachoeirense.

Arq/urb UFRGS Elizabeth Thomsen: apresentação do grupo, introdução sobre a evolução urbana de Cachoeira do Sul e o início dos trabalhos dos voluntários do Movimento pela Restauração do Paço Municipal.


Arq/urb UFSM Thiago Faccin Cazarotto: Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural de Cachoeira do Sul (COMPAHC), definição de bens tombados e inventariados.




Arq/urb/eng segurança trabalho UNISINOS Osni Schroeder:  Fundador do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra sobre o Rio Botucaraí.




Arq/urb ULBRA Stª Maria Aline da Rosa: Contratada pela Prefeitura para o processo de restauro do prédio do Paço Municipal.




Acadêmica da UNISC Bianca da Cunha Nunes: experiência de estágio no COMPAHC e nos trabalhos de recuperação do prédio do Paço Municipal (Diário da Obra).


______________________________________________



              Os alunos da UFSM tiveram a oportunidade de visualizar o projeto de restauro da edificação histórica do Paço Municipal, criado pelo restaurador Arqtº Júlio Ramos.


              Os anos de estudo e experiência dos profissionais de Arquitetura foram sintetizados de forma a transmitir, aos jovens estudantes, a importância fundamental de valorizar desde cedo a nossa história e o nosso patrimônio. 

              Não existe a obrigação de se destruir o antigo para construir o novo  -  O restauro é o caminho que serve de exemplo e legado para as futuras gerações.





            Professoras Luciana Colombo e Giani Grigoletti: Expectativas didáticas e motivação aos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM para valorizar esta área profissional de atuação.

________________________________________



Participantes da aula sobre Patrimônio Histórico: 

Luciana Fornari Colombo - Profª Arq/urb  UFSM
Giani Grigoletti - Profª Arq/urb UFSM
Gabriela Tuardowski Dutra - Aluna Arq/urb
Milena A. S. Carvalho - Aluna Arq/urb
Quitilon Rodrigues Dominges - Aluna Arq/urb
Jonathan C. Schitz - Aluno Arq/urb
Leonardo Peres - Aluno Arq/urb
Bruna Viviane Macedo Loncdril - Aluna Arq/urb
Gian Carlos Barichello - Aluno Arq/urb
Fernanda Jarskulski - Aluna Arq/urb
Luiza Wollmann - Aluna Arq/urb
Nadione Dias Jois - Aluna Arq/urb
Leonardo I.G. de Franceschi - Aluno Arq/urb
Marcia Berté - Aluna Arq/urb
Eliza Fontoura - Aluna Arq/urb
Giane L. Junges - Aluna Arq/urb
Cristina Storck - Aluna Arq/urb
Letícia Bastos L. Cardoso - Aluna Arq/urb
Manoella A. da Costa - Aluna Arq/urb
Rogério Silva - Aluno Arq/urb
Débora Pinheiro da Rosa - Aluna Arq/urb

__________________________________________



Publicitário UFRGS/fotógrafo/blogger:  Renato Fontanari Thomsen
Apresentação das fotos  -  Ponte de Pedra, Paço Municipal e Estação Ferroviária de Ferreira.






                
               Os voluntários do Movimento pela Restauração do Paço Municipal agradecem a oportunidade de repassar suas experiências profissionais com patrimônio histórico aos novos alunos.

               Esperamos que os Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM - Campus Cachoeira do Sul tenham sido contagiados pelo nosso entusiasmo e ajudem a preservar o que resta da antiga Estação Ferroviária de Ferreira, colaborando com seu futuro levantamento cadastral.




Obrigado!

Um comentário: