quinta-feira, 13 de março de 2014

Reunião nº 58

Presenças na reunião do dia 14:
   Claiton Nazar - Osni Schroeder - Thiago Cazarotto
Elizabeth Thomsen - Renato F. Thomsen


       Mais uma vez reuniram-se os integrantes do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, sob o comando da Coordenadora Geral Arq. Elizabeth Thomsen.



TRÊS LUZES: PAÇO, ARCO-ÍRIS E RENATO THOMSEN
          Inicialmente foram relatadas manifestações da comunidade sobre foto de autoria do nosso colega Renato Thomsen, que retratou o prédio histórico do Paço Municipal emoldurado por um arco-íris. 
          A visita que o arco-íris fez ao Paço é carregada de simbolismos. Um deles sugere que o pote de ouro que premiará os que crêem na volta do Paço à vida, estará no hall de entrada em sua reinauguração...
       O Renato já está convocado para a foto que registrará o futuro encontro de duas belezas: O arco íris sempre maravilhoso e o Paço vibrante, novamente com vida!  




___________________________________________



INVASÃO DE ÁREA EXTERNA DO PAÇO
        Foi relatada a invasão de uma das áreas de jardim, no lado esquerdo do prédio do Paço Municipal, por pessoas que dormem na rua. Foram identificados vários indícios (dois colchões, sacolas, dejetos e garrafas) de que à semelhança do que já ocorreu no Chateau D'Eau, algumas pessoas usaram o citado pátio interno murado do Paço Municipal para dormir à noite.

        Aplaude-se a pronta intervenção do nosso Município no sentido de evitar o uso do local, com vistas especialmente à segurança destas pessoas que não foram identificadas. A edificação está interditada, justamente pelas condições precárias próprias e do seu entorno.



ASSUNTOS DIVERSOS

- Demolição imediata do anexo construído para ser usado como banheiro nos fundos do terraço superior

Foi sugerido e aprovado que o Movimento pela Restauração estabeleça ações junto ao Município de Cachoeira do Sul para a retirada de um anexo, de construção posterior ao prédio original, que consta no projeto de restauração para para ser demolido. A intenção é otimizar, com urgência, a proteção contra a umidade no terraço sobre a antiga cadeia.


- Preocupa aos integrantes do Movimento pela Restauração do Paço Municipal a necessidade de que estejam à disposição, todos os materiais necessários para o início da etapa da obra que será realizada pelo 3º BECmb. O nosso Município tem uma grande responsabilidade!


- As paredes internas do pavimento superior do prédio do Paço Municipal, são constituídas estruturalmente de treliçado de madeira, casca de coqueiro e argamassa, numa técnica construtiva antiga encontrável em raras construções que foram preservadas. O projeto de restauro do Arq. Júlio Ramos recomenda que as referidas paredes originais estejam "envelopadas" com proteção de madeira para preservação da sua integridade estrutural, durante as diversas etapas futuras da obra de restauro.


_________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário