sexta-feira, 21 de março de 2014

Pré-Restauro em andamento

Uma notícia alvissareira:

         Com a liderança firme do Prefeito Neiron Viegas e do Secretário de Obras Tito Fábio  Bernardi, além da supervisão técnica das arquitetas Aline da Rosa e Elizabeth Thomsen e apoio logístico dos arquitetos Tiago Cazarotto e Osni Schroederfuncionários municipais conseguiram demolir 95% daquela excrescência que era o banheiro (anexado nos anos 60) do terraço nos fundos do prédio histórico. 



         Esta iniciativa do Movimento pela Restauração do Paço Municipal já estava prevista no Projeto de Restauro do Arq. Júlio Ramos e dá uma nova dinâmica ao trabalho posterior de recuperação do telhado do 2º pavimento, criando melhores condições de circulação e segurança à equipe responsável pela obra.  

        Com  a demolição , a fachada posterior voltará a ostentar sua beleza discreta e despojada e as infiltrações graves na abóbada sul da antiga  cadeia serão reduzidas substancialmente.
       
                                                                     

        Agradecemos à empresa Papa-Entulho, da família do conselheiro do COMPAHCRafael Rochembach, que transportará e fará a deposição adequada dos resíduos desta demolição sem ônus para o Município.

_________________________________


Pesquisa Histórica

         A pesquisadora Maria Lúcia Mór, do Arquivo Histórico Municipal de Cachoeira do Sul, descobriu e transcreveu uma interessante notícia sobre o prédio da Intendência Municipal, no Jornal Rio Grande de 1909, reproduzida abaixo:


Jornal Rio Grande  –  7 de Janeiro de 1909

“ A Intendencia
                                                           
       Como há tempos fôramos os únicos a noticiar, o coronel Isidoro Neves, esforçado intendente do município, levando em conta a má acomodação em que se achavam as secretarias diversas, no pavilhão superior do edifício Intendencial, resolvera mudal-as para baixo.
       Com esse fito, praticaram-se no pavimento térreo da Intendencia varias obras que já se acham acabadas.
        A velha galeria ao lado do salão do jury, suja e a cahir, de nenhuma utilidade capital, foi posta abaixo, sendo transformado o lugar ocupado por ella em sala espaçosa e bem arejada, onde funcionam as secretarias da fazenda e obras publicas.
        O salão nobre do Conselho foi magnificamente instalado na antiga sala do jury.
        O gabinete do intendente e a secretaria do município ocupam confortável sala situada atraz da secretaria da fazenda e com janelas para o sul e a leste.
        O edifício da Intendencia está sendo submetido a caiação e pintura geraes.
        Todas as pessoas que o visitam são unanimes em tecer elogios às novas instalações.
        O jury e audiências passarão d’ora avante, assim que seja acabada a pintura, a funcionar no pavimento superior.”
____________________________________


        Esta descoberta traz novos dados sobre o velho casarão!

        São novos ventos soprando a poeira do passado, trazendo uma luz nova e contemporânea, sobre a edificação!

       São novos desafios, novos questionamentos, nos forçando a repensar nossas certezas, renovando nossa motivação, curiosidade e interesse, na saudável tentativa de traduzir este documento para a localização real dos ambientes atuais do prédio histórico do Paço Municipal: um diálogo entre a História e a Arquitetura, o passado e o presente...

 O Paço Municipal é um testemunho da História,
 vivo e pulsante, cheio de surpresas.
____________________________________



Um comentário:

  1. Vibramos com mais este achado sobre as intervenções sofridas pelo velho Paço Municipal!

    ResponderExcluir