quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Reunião de 21/11/2013

Presenças na reunião do dia 21:
Danilo A. Cunha - Thiago F. Cazarotto - Reinaldo Filipinni - Jussara Garske - Claiton F. Nazar
Osni Schroeder - Bianca Nunes - Aline da Rosa - José Esber - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen
 
_________________________________________________________________
 

 

MOVIMENTO PARA INICIO DA OBRA DO PAÇO
 
 
       A Coordenadora Geral do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, Arq. Elizabeth Thomsen, abriu a reunião relatando a degradação crescente da edificação do prédio do Paço, ocorrida a partir das últimas chuvas torrenciais.
 



 


     No dia 20, ontem, integrantes do Movimento vistoriaram os estragos feitos pela chuva e ficaram chocados com o que viram. A cobertura já demonstra vãos totalmente abertos pela queda de telhas, o forro da antiga Casa de Câmara caiu parcialmente, provavelmente, pelo peso da água que acumulou e o assoalho do entrepiso já apresenta vãos que tornam possível, para quem está no pavimento superior, visualizar o salão do pavimento térreo.
 

 UMA SITUAÇÃO PREOCUPANTE!
 
 
 
 
 
 
     Decidiu o Movimento contatar o Sr. Prefeito Municipal e o Comandante do 3º BECmb para colocarem em prática o convênio firmado para realização da primeira etapa das obras (escoramento estrutural e recuperação da cobertura), convênio este que inclusive já foi publicado no Diário Oficial da União em 16/10/2013.
 
 
_______________________________________________________________________
 
 
 
 PPCI DO PAÇO APROVADO
 
       O Plano de Prevenção e Combate a Incêndio do Paço Municipal, elaborado pelo Arq. Osni Schroeder, já está aprovado pelo Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul
 
 
       O PPCI prevê sistemas de sinalização de segurança, iluminação de emergência, sistema de combate ao fogo por extintores e saídas de emergência de acordo com as normas da ABNT.
 
      A análise foi realizada considerando a condição da edificação ser um prédio tombado, no qual, sem prejuízo da segurança contra incêndio e pânico, é permitida uma flexibilidade na aprovação, conforme parecer do IPHAN e adotado por corporações de combate a incêndio de todo o país. No prédio do Paço Municipal, em função do seu projeto original antigo, alguns vãos de porta tem 10 cm a menos do que deveriam ter. 
 
 
 _________________________________________________________________________
 
 
 
ARQUITETO JÚLIO RAMOS EM CACHOEIRA DO SUL
 
 
       O Arquiteto Júlio Ramos, autor do projeto de restauro do prédio do Paço Municipal, estará em Cachoeira do Sul nesta sexta-feira, para encontro com integrantes dos movimentos culturais pela preservação de bens tombados na nossa comunidade. 
 
      O Arq Júlio está perfeitamente integrado à cidade, estando programada uma visita à Fazenda da Tafona, situada no nosso Município e que se prepara para ser tombada a nível estadual, como sítio histórico, pelo IPHAE.
 
 
________________________________________________________________________

 
 
MINUTA PARA RESTAURO DO CHÂTEAU d'EAU
 
       A minuta de convênio entre o nosso Município e a CORSAN, para restauro do Château d'Eau, já foi aprovada por integrantes do Grupo Pelo Restauro do Château d'Eau e pelo Município de Cachoeira do Sul, estando à disposição da diretoria da CORSAN, para análise e aprovação.  Estabelecido formalmente, este convênio começa a contagem dos prazos para início dos seguintes procedimentos:

1. Contratação de projeto de restauro
2. Elaboração de termo de referência para contratação de obra de restauro
3. Contratação da execução de obra de restauro 
4. Contratação de empresa para vistorias periódicas e eventuais manutenções  no  monumento histórico.
 

       O Município de Cachoeira do Sul adotará todos os procedimentos acima, ficando o  custo, por força do referido convênio, para a CORSAN.
 
       Uma grande vantagem, advinda de reunião entre os integrantes das partes convenentes é que serão previstas vistorias anuais para verificação das condições da edificação e adoção de providencias de manutenção.
 
 
 

 
 
 

___________________________________________________________________
 
 
 
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA FERREIRA
 
      Apesar do nosso Município não ter ainda manifestado interesse para que o grupo de movimentação comunitária volte suas ações também para a Estação Ferroviária da Ferreira, algumas coisas acontecem de forma até espontânea, para que se consiga o restauro daquele bem histórico. 
 
      Alunas do IFSul, orientadas do professor Péricles Purper Thiele, estão preparando documentos para habilitação de projeto que captará recursos para trabalhos de cunho cultural, que no caso visa o levantamento das condições sociais e históricas do entorno da Estação Ferroviária da Ferreira.  
 
     Este trabalho, que deverá necessariamente ser conveniado com entidades de Cachoeira do Sul, será um item inicial do que esperamos ser o futuro processo de aprovação de restauro do prédio histórico da Estação Ferroviária da Ferreira.
 
 
foto:    Renato Thomsen  -  1978
 
_________________________________________________________________
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário