quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Reunião Semanal - 24/10/2013

Presenças na reunião do dia 24:
José D. Esber - Thiago F. Cazarotto - Jussara Garske - Aline da Rosa 
Mirian R. M. Ritzel - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen
                              



Como mostra o novo logo, nosso movimento está se ampliando:

        Fomos convidados pelo Sr. Prefeito Neiron Viegas para auxilia-lo a buscar soluções para o restauro do Château d'Eau e nos engajar também no projeto do COMPAHC de transformar o conjunto arquitetônico-urbanístico formado pelo Paço Municipal, Château d'Eau, Catedral e Praça Balthazar de Bem, no futuro Centro Histórico de Cachoeira do Sul.

        Mesmo que as responsabilidades se multipliquem, não podemos nos omitir neste momento em que nosso patrimônio histórico negligenciado, finalmente está recebendo a merecida atenção do Executivo Municipal.
        Mais do que nunca, precisamos do apoio de todos para propor alternativas adequadas à nossa realidade.

______________________________________


             Na 46ª reunião do Movimento pela Restauração do Paço Municipal discutimos os prós e contras da realização de eventos como o Festival de Bandas (realizado no domingo passado, dia 20 de outubro) no futuro Centro Histórico de Cachoeira do Sul.

           As fotos abaixo mostram que, indiscutivelmente, o local tem grande vocação para congregar os cidadãos em eventos cívicos, religiosos e culturais pois permite diversas configurações espaciais. Por outro lado, certos cuidados e prevenções devem ser tomados para garantir a segurança da população e também dos monumentos históricos, que estão fragilizados pela crônica falta de manutenção e pelas soluções improvisadas ao longo do século passado. 
            A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio logístico do COMPAHC, exige uma série de medidas de proteção normatizadas que devem ser cumpridas e fiscalizadas.





__________________________________________________________________________________


       Jornal do Povo, edição de 18 de novembro, publicou notícia sobre o convênio entre o Município de Cachoeira do Sul e o 3º BECmb para reparos emergenciais no prédio do Paço Municipal

       O Jornal O Correio, edição de 24 de novembro, publicou coluna do Dr. José Cezar Pereira da Silva Filho abordando o Patrimônio Histórico e Cultural cachoeirense e as ações de preservação do COMPAHC e do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra.
                
                               
Para acessar às páginas, clique no link abaixo:


__________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário