quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Restauro do Château d'Eau a caminho

        

             
        Em reunião hoje pela manhã,  representantes da Prefeitura, CORSAN, Movimento Pela Restauração do Paço Municipal, Arquivo Histórico e Museu Municipal reuniram-se, a convite do Prefeito Neiron Viegas, para tratar do restauro do Château d'Eau, compromissado para ser executado pela CORSAN.

       
        O impedimento legal da CORSAN licitar a obra de restauração do Château d'Eau, arguido pelo seu Departamento Jurídico, criou um impasse na obrigação que a estatal tinha de viabilizar o restauro da edificação.

      A solução foi a criativa decisão da Prefeitura, proprietária do Château d'Eau, de administrar a totalidade do processo de restauro e a CORSAN viabilizar os custos de restauração. 

      A parceria Prefeitura/Corsan, que foi aprovada e saudada pelos integrantes do movimento comunitário que já recuperou a Ponte de Pedra e está recuperando o Paço Municipal, já tem uma minuta de convênio, que tem reunião marcada na próxima semana para finalização do documento, apreciação e assinatura das partes.


Restauro do Château d'Eau terá um grupo comunitário específico.

          Apesar de ter o apoio e o compromisso de colaboração de todos os integrantes que já participaram em movimentos anteriores, um grupo de trabalho será formado especificamente para o restauro do Château d'Eau.

        O Grupo terá a coordenação do Arquiteto Osni Schroeder

       O Arquiteto Osni Schroeder já integra a comissão que elabora a minuta final do convênio que deverá ser firmado entre o Município de Cachoeira do Sul e a CORSAN.


Château d'Eau
        A restauração do Château d'Eau terá como referência o Manual de Elaboração de Projetos de Preservação do Patrimônio Cultural, pertencente à série de Cadernos Técnicos do Programa Monumenta-IPHAN, desde a etapa de levantamento cadastral até o projeto executivo.

      Uma boa notícia é que, depois de restaurado, o Château d'Eau terá um processo sistematizado de vistorias periódicas e de eventuais manutenções ou reparos necessários.

Passo gigantesco
      Pouco a pouco, a mobilização comunitária pela preservação dos nossos bens culturais e a iniciativa do poder público municipal, vai mudando a realidade de abandono a que estiveram condenadas nossas edificações históricas.

     A perspectiva de, num futuro muito próximo, termos o projeto de restauro aprovado pelo COMPAHC e a viabilização financeira das obras de restauro, é uma realidade animadora.

 Nosso blog saúda a Administração Municipal e a CORSAN
 por serem os protagonistas desta história.


______________________________________________


FOTOS
      "Perdoem a ousadia de soltar a imaginação;
      Netuno combinou com o Renato Thomsen para dimensionar o significado positivo da reunião de hoje, exibindo uma das fotos mais belas jamais tiradas, trouxeram também o animado apoio do sol!
      Parabéns aos dois.
      O deus romano................e o rei cachoeirense da fotografia."
                                                                                   Osni Schroeder
_____________________________________________
  
            

              Parabenizamos o colega do Movimento Arqtº Osni Schroeder pela coragem, iniciativa e espírito comunitário de coordenar e liderar mais esta empreitada em prol da salvaguarda do patrimônio histórico de Cachoeira do Sul. Faz 3 anos, desde o dia 28 de outubro de 2010, quando reuniu um grupo de voluntários para recuperar a centenária Ponte de Pedra, que se dedica honorificamente a buscar soluções viáveis para a preservação de nossos monumentos e edificações históricas.

             Parabenizamos, também, aos demais membros do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, embrião do Movimento pela Restauração do Paço Municipal, por estes três anos de trabalho e mobilização constantes!

            Agradecemos a participação dos novos membros que vieram somar seus talentos e esforços, auxiliando-nos a fazer frente a novos desafios!


fotos: Renato Thomsen

Nenhum comentário:

Postar um comentário