terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Visita à obra

          Integrantes do Grupo de Recuperação estiveram hoje pela manhã no local das obras de restauro das laterais externas da Ponte de Pedra, para acompanhar o serviço executado pela equipe de trabalho do 3º Batalhão de Engenharia de Combate - Conrado Bittencourt:

          Conforme o encarregado, Sgtº Alexander, houve a necessidade de continuar utilizando a técnica militar do rapel no preenchimento das fissuras aparentes, pois os andaimes metálicos continuam indisponíveis e a solução alternativa dos balancins suspensos mostrou-se insegura.

          Listamos abaixo várias imagens desta importante tarefa, que apesar da dificuldade operacional e do aparente perigo é levada adiante com um profissionalismo exemplar, aliado ao competente treinamento que integra o serviço militar brasileiro:
          Todos os serviços são executados por equipes. As tarefas são alternadas entre os combatentes para diminuir a fadiga, pois as condições são cansativas e o sol deste verão passa dos 35º à tarde.

          Mesmo que as condições de trabalho não sejam as ideais, os resultados começam a aparecer. Com força de vontade para vencer os desafios, a equipe já conseguiu recuperar várias rachaduras e preencheu muitas lacunas do reboco que estava caindo do revestimento da estrutura, faltando apenas o seu nivelamento:

         Este "tronco de árvore", abaixo, estava enraizado dentro da parede lateral, pelo lado externo. Estava crescendo e é provável que em pouco tempo iria quebrar e derrubar um pedaço da cabeceira norte, à montante:
________________________________________________
         Todos estes restauros pontuais efetuados até o momento, na Ponte de Pedra, já garantem a integridade do monumento. Mais reparos devem ser (e serão) feitos, para recuperar a sua forma original e deixá-la segura por mais um século.
________________________________________________

Competência, força e coragem
São qualidades que unem a equipe encarregada da obra.
E unidos venceremos estes novos desafios.
_________________________________________________
No final da Página Vídeos, há uma pequena amostra de 2 min.
da técnica de descida de rapel (em baixa definição, por enquanto).

e há, também, um vídeo antigo (de antes da queda da cabeceira),
(em definição normal) produzido por Ademir Fortes e Flávio Fortes.

__________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário