quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Rapel na Ponte de Pedra

Foto: Sgtº Alexander Carvalhal Ferreira
          Em virtude dos andaimes do 3º BECmb estarem sendo utilizados em outra obra e para não atrasar o cronograma de restauro das laterais externas da Ponte de Pedra, o encarregado dos trabalhos - Sgtº Alexander - optou pela técnica militar do rapel para começar a limpeza da vegetação incrustada e do reboco que está soltando-se do revestimento original:
Foto: Sgtº Alexander Carvalhal Ferreira
         Ele também enviou o relatório abaixo reproduzido, explicando os procedimentos adotados:

         "Os trabalhos realizados nos últimos dois dias requerem um pouco mais de cuidado, porque a estrutura da parte externa possui várias partes danificadas pelo clima da região. Os trabalhos realizados no primeiro dia foram de limpeza das raízes que cresciam de dentro da estrutura da ponte, conforme as fotos posteriores demonstram. Existe uma parte em que devemos ter um pouco mais de cautela, pois ela possui uma enorme rachadura:
Fotos: Sgtº Alexander Carvalhal Ferreira

           Os trabalhos realizados até o presente momento, estão sendo realizados através de pura técnica militar: o RAPEL. Onde todos os militares são adestrados e seguindo todas as normas de segurança, o militar fica suspenso por cordas, como visto nas imagens, para diversas situações em pronto emprego. Devido a necessidade do serviço a ser realizado, adotei tal procedimento para agilizar o processo da restauração:
Foto: Sgtº Alexander Carvalhal Ferreira
        Outrossim, informo que tudo está sendo realizado dentro do que foi aprendido pelos militares em exercícios, durante o seu adestramento militar.
         Informo, também, que entre o Domingo e a Terça-feira, houveram novamente alguns furtos no local das obras:   Foram roubados alguns shorts, gêneros alimenticios, facas e ferramentas (como pé de cabra, talhadeiras e uma pá de concha)."
                                                                              Sgtº Alexander Carvalhal Ferreira
__________________________________________________________

        O Coordenador do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, Arqtº Osni Schroeder, pretende formalizar uma queixa na Delegacia de Polícia de Cachoeira do Sul denunciando os constantes furtos de material e objetos pessoais da equipe de trabalho do 3º BECmb. O próximo passo seria a volta do vigia na Ponte de Pedra, a fim de inibir e evitar estes ataques de marginais e vândalos.
____________________________________________________________ 

Inventividade e Coragem
         Os militares do 3º BECmb, que estão agora restaurando as laterais externas da Ponte de Pedra, diante da dificuldade de armação de andaimes metálicos no leito do rio, optaram por uma solução criativa que faz parte do treinamento militar dos soldados, que é o rapel:
        Aperfeiçoando a técnica de rapel, ensinada no  quartel, os soldados treinam e praticam esta atividade necessária e muito positiva para a Ponte de Pedra.
       Como as fotos mostram, eles usam o rapel para a limpeza externa das paredes, remoção de ervas invasoras à ponte e remoção de partes soltas do reboco. 
       Na lateral à jusante da ponte, o trabalho de limpeza já foi encerrado.  Na lateral à montante, o trabalho está sendo realizado durante esta semana.
____________________________________________
Andaime Suspenso a caminho:

         Para a recuperação e fixação do reboco caído nas laterais ou retirados por estarem soltos, a solução do rapel não é a mais adequada, pois dificulta a correta aplicação da massa. 
          O Sgtº Alexander está providenciando soluções alternativas para garantir a qualidade do serviço, assim como a segurança da sua equipe de trabalho:
    
     ________________________________________________

 Grupo de Recuperação parabeniza iniciativas
         Após visita às obras, na terça-feira passada, integrantes do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra mais uma vez constataram o excelente serviço prestado pela equipe do 3º BECmb e elogiam a pronta atuação de seu encarregado, ao seguir avante mesmo confrontado com dificuldades logísticas e operacionais.
___________________________________________

Um comentário: