segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Prejuízos

          Por telefone, direto da Ponte de Pedra, o Sgtº Rauber informou que no temporal ocorrido na madrugada de sábado para domingo houve a queda de um eucalipto na Estrada de Acesso. A forte ventania também causou danos ao galpão de obras, arrancando e quebrando as telhas de Brasilit da cobertura, deixando desabrigado o Sr. Marlei (vigia noturno, cedido pela Prefeitura Municipal) que foi obrigado a proteger-se sob a mesa. Por sorte, apenas um saco de cimento foi danificado, pois na sexta-feira anterior o ritmo intenso dos trabalhos exigiu a utilização de quase todo o cimento armazenado.
         Agora à tarde, o telhado já está sendo refeito pelos soldados do 3º Batalhão de Engenharia de Combate.

Reinicio da obra

          Na semana passada, com a diminuição da frequência das chuvas e a consequente baixa do Rio Botucaraí, captada pela lente do Sargento Vanderlei Rauber, o trabalho de reconstrução foi sendo retomado aos poucos:
            Assim que a Estrada de Acesso (recentemente consertada pela Secretaria Municipal de Obras) permitiu o trânsito, o caminhão do 3º BECmb pode descarregar as ferramentas e material necessários para os trabalhadores levarem adiante a sua missão:
 
Os poucos dias de tempo seco possibilitaram o assentamento de mais 60cm de pedras, ao longo do novo muro lateral:
   






             

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Esclarecimento/Errata JP

            O Jornal do Povo, na página 02 da sua edição de hoje - coluna 5 minutos - 3 perguntas, presta a devida correção da matéria veiculada na edição de quarta-feira onde constatações efetuadas pelo Coordenador Geral do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, ocupando a tribuna da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul, foram equivocadamente interpretadas pelo repórter encarregado de cobrir o evento:



O arco da Ponte

          O Sargento Vanderlei Rauber informa que a forma metálica, que será utilizada como suporte estrutural para reconstruir o arco parcialmente destruído da cabeceira norte, está pronta e apenas aguardando a melhora das condições climáticas para ser montada no local. Esta estrutura de metal foi confeccionada pela Serralheria São José com um desconto de 50% a título de contribuição para a Campanha de Captação de Recursos.

          A Estrada de Acesso está sendo consertada pela Secretaria Municipal de Obras, o nível do Rio Botucaraí é monitorado diariamente e assim que as chuvas permitirem, a equipe do 3º BECmb irá iniciar o processo de montagem dos suportes para que o trabalho seja concluído com a devida segurança.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Esclarecimento

                 A edição de 24 de agosto do JP, que destaca a manifestação do coordenador do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra - Arquiteto Osni Schroeder, na tribuna popular da Camara Municipal de Vereadores na segunda-feira, permite que se conclua que a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul não colabora com as obras na ponte.
 
           O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra no objetivo de restaurar a verdade, declara que a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através do Sr. Prefeito Dr. Sérgio Ghignatti e todos os seus secretários e assessores, tem sido uma grande parceira da ponte, conforme pode ser verificado nas notícias anteriores neste próprio blog.
 
           Creditamos a informação distorcida  a uma interpretação equivocada do repórter, o que por vezes acontece.
 
          E aproveitamos a oportunidade para todos somarmos esforços para a concretização do objetivo de uma ponte estável e resistente às cheias.
 
          Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sessão na Câmara

          Ontem, na Câmara Municipal de Cachoeira do Sul - às 20:30hs, o Coordenador Geral do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra - Arquiteto Osni Schroeder - a convite do Sr. Presidente José Vasconcelos de Almeida, proferiu explanação sobre os trabalhos de reconstrução do monumento histórico efetuados pelo 3º BECmb, com o apoio da Comunidade Cachoeirense.
          
              Após um breve histórico sobre a importância deste símbolo da nossa identidade cultural, das ações realizadas para captar recursos (rifa, campanhas de doações e trabalho voluntário) e também da eficiente e incansável luta dos trabalhadores militares comprometidos com o resgate de uma quase ruína, o Coordenador do Grupo solicitou formalmente um pequeno, porém importante auxílio ao Legislativo:
           
             O Vereador Oscar Sartório acatou e encaminhou a solicitação pretendida, após elogiar o Grupo de Recuperação por sua iniciativa comunitária inédita em Cachoeira do Sul de preservação de parte da nossa memória e da nossa história:

               O grande público presente à sessão pode testemunhar este novo apoio do Poder Legislativo, somado ao já prestado pelo Poder Executivo, ao trabalho do Exército, dos Clubes de Serviço, Câmaras e empresas Comerciais, Profissionais Liberais e da Comunidade Cachoeirense:

             O Secretário Neiron Viegas, presente ao evento, ratificou mais uma vez a sua posição de continuar auxiliando. Informou, inclusive, que já providenciou dez caçambas de pedras para consertar a Estrada de Acesso, assim que as chuvas permitirem:

                 Fica a certeza de que o trabalho voluntário do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra (que começou a partir de um ideal despojado de ambições) está obtendo um sucesso ímpar ao catalisar diversos segmentos da sociedade em prol de um bem comum, é porque suas ações são totalmente positivas e desprovidas de eventuais interesses pessoais/políticos de qualquer espécie.
          O Grupo presta serviço não remunerado, é desvinculado de Organizações Não Governamentais e não faz projetos de captação financeira através da Lei de Incentivo à Cultura.  A meta é salvar o nosso monumento histórico e devolvê-lo à comunidade, sem cobrar por isto.
    

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reunião com o Presidente do Legislativo

             Hoje às 11hs, integrantes do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra tiveram um produtivo encontro com o Sr. José Vasconcelos de Almeida - Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeira do Sul:

             Na ocasião, o Coordenador Geral do Grupo - Arquiteto Osni Schroeder - apresentou um balanço e um registro fotográfico das ações efetuadas até o momento, no monumento histórico municipal:

            Após solicitação e sensível ao caráter comunitário do pleito, o Sr. Presidente do Legislativo afirmou que encaminhará aos seus pares e também ao Poder Executivo pedido de recursos e providências para que não falte material de construção para finalizar a obra:


              Após a reunião, o Coordenador Geral do Grupo entrou em contato telefônico com o Sr. Secretário Municipal Neiron Viegas para reportar os graves problemas na Estrada de Acesso à Ponte de Pedra. O Secretário afirmou que encontrava-se em Porto Alegre, mas assim que chegasse a Cachoeira iria hoje mesmo verificar o estado da estrada e também que assumiria pessoalmente o controle dos reparos necessários.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Boas e más notícias...

          Em contato telefônico com o Sgtº Rauber, direto da Ponte de Pedra, fomos informados hoje que ele conseguiu a doação de duas caçambas de pedras diretamente com o Sr. Antônio (proprietário da Serralheria São José). Existe também a intenção, por parte do Sr. Mazuim de doar algumas cargas, porém ele necessita que a Prefeitura Municipal agilize a licença ambiental para a extração. O Sr. Prefeito Municipal, na última reunião, prometeu a entrega do areião necessário. São boas notícias que afastam, por enquanto, o fantasma da paralisação das obras por falta de material.

          A má notícia é que a Estrada de Acesso, devido à chuva de hoje, voltou novamente à condição de intransitável. O caminhão com as pedras não conseguiu passar. A equipe de trabalho só conseguiu chegar até a Ponte de Pedra com um jipe tracionado nas 4 rodas, após muita dificuldade - e havia pouco a fazer, já que as ferramentas e o material de construção não passaram.

        Amanhã, às 11 horas, o Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra tem reunião agendada com o Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. José Vasconcelos de Almeida, para tratar de assuntos relativos aos trabalhos comunitários desenvolvidos em nosso monumento histórico (símbolo, inclusive, da página eletrônica do Palácio Legislativo João Neves da Fontoura).

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Novas fotos do Sgtº Rauber

          Reproduzimos abaixo algumas fotos, registradas pelo Sargento Vanderlei Rauber, que nos dão a dimensão das cheias do Rio Botucaraí nos últimos dois meses. As águas desafiam a estrutura parcialmente recuperada da Ponte de Pedra.
Clique nas fotos para visualizar em tela cheia e depois em voltar (no navegador), para retornar:
                                                                                          
              Em 18 de julho de 2011, o primeiro grande teste de resistência para a parede da cabeceira norte em construção. Após dias de chuva, as águas sobem rápidamente, criando alerta e intensificando o ritmo de trabalho.         
           O Coronel Melo inspeciona a obra. Analisar a situação é importante quando se traça estratégias para as próximas ações, de acordo com a mudança do cenário climático.     Acelerar para prevenir, mas sem comprometer a integridade estrutural. 
         O nível do Rio Botucaraí subiu e desceu seguidas vezes. Em 1º de agosto de 2011 quase atingiu a parte superior dos arcos menores, estabilizando-se neste patamar por dias, dificultando o acesso e atrasando os trabalhos.   
        A chuva dá uma trégua em 03 de agosto de 2011.   Mas a estrada de acesso está intransitável e parcialmente alagada. O grande caminhão do 3º BECmb não consegue transpor os obstáculos e os militares marcham por mais de 1 km em direção à Ponte de Pedra...
Com algumas metáforas de batalhas, os trabalhos e as adversidades também servem de treinamento para moldar o caráter e a coragem destes profissionais incansáveis:
                                                                                  
 

              
      Em 05 de agosto de 2011, as águas ficam um pouco mais baixas: é hora de retomar com força total para recuperar o terreno perdido e assim preparar  a estrutura para enfrentar este fim de inverno.




        As águas subiram e desceram novamente. Em 15 de agosto de 2011, após a compactação do aterro, são retiradas as tábuas de contenção do novo muro que permanece intacto.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Ponte e a enchente no JP

          O Jornal do Povo, no caderno JP2 da edição de hoje, divulga matéria sobre o estado da Ponte de Pedra assim como da estrada de acesso após a grande enchente ocorrida na semana passada. Também destaca a nova Campanha Comunitária de Captação de Recursos Financeiros, iniciada pelo Grupo de Recuperação com a finalidade de adquirir o material de construção necessário à conclusão da próxima etapa, que é a reconstrução do arco tombado.

       CLIQUE NA REPRODUÇÃO ABAIXO PARA VISUALIZAR EM TELA CHEIA E DEPOIS CLIQUE EM VOLTAR PARA  RETORNAR A ESTA PÁGINA:




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sinalização

            Por enquanto é apenas um projeto. Um estudo de como ficaria uma placa indicativa, estratégicamente colocada no trevo do Prolongamento da Volta da Charqueada com o começo da Estrada da Ponte de Pedra, na subestação da CEEE:
           Esta projeção procura atender a questionamentos de visitantes que tiveram seu acesso frustado em virtude de não conhecerem o caminho e a única placa de orientação encontrar-se a 3km da Ponte de Pedra.

           Com a finalização da obra haverá um aumento significativo de veículos se deslocando para apreciar o resultado e uma cidade bem sinalizada incrementa o turismo regional.
          
         

Nova enchente!

        Durou pouco a trégua proporcionada pelo Rio Botucaraí. As constantes chuvas na área de Candelária, Cerro Branco e Sobradinho mostravam seus efeitos desde quarta-feira e ontem a Ponte de Pedra sofria uma enchente histórica:

 

        A convite do Sargento Rauber e a bordo do valente fusca 81 do 3ºBECmb enfrentamos a terrível estrada de acesso agora parcialmente alagada:   


                                                         
        Foi uma aventura conseguir chegar secos, sãos e salvos para analisar possíveis danos causados pela intensidade da correnteza à estrutura em recuperação:
                                
           Felizmente as águas já haviam baixado de 30 a 50cm, deixando novamente à mostra o aterro compactado e a proteção do "enrocamento"
(iniciativa providencialmente tomada 1 dia antes da cheia) :
            
    A Ponte de Pedra está ilhada.

   Cercada de água por todos os lados:
      A área de Camping, ao fundo, já se confunde com o Rio Botucaraí...
      A lateral direita, recuperada em 1º lugar, está completamente submersa.

 
As águas passam pela várzea e invadem a estrada de acesso: 
         O nível baixa lentamente, mas ainda preocupa pois a previsão é de mais chuva para amanhã e depois de amanhã ...




   Mais uma vez constatamos que todo o árduo trabalho desenvolvido com urgência, aliado à criatividade e à vontade de fazer acontecer, mostra agora os seus resultados positivos:


                      A próxima etapa será vencida!
-----------------------------------------------------------------------------------------------

       
       Durante a incursão de ontem até a Ponte de Pedra, aproveitamos para estudar o nivel dos rios próximos e também o estado de duas pontes reconstruídas pelo 3ºBECmb, sob orientação técnica do Sgtº Rauber, após serem destruídas por sistemáticas enchentes: 

    A Ponte sobre o Arroio Forqueta, fica na Estrada da Ponte de Pedra e foi recuperada em 2010.

    A ponte sobre o Rio Botucaraí, que liga Cachoeira até Bexiga, foi recuperada a 4 anos atrás e permanece estável até hoje, apesar das constantes cheias.


          
          Estes dois grandes exemplos confirmam a certeza de que o nosso monumento histórico está em boas mãos. O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra reconhece que a habilidade de encarar difíceis desafios, assim como a obstinada luta contra o tempo e as intempéries efetuada pelos trabalhadores nesta obra, são os responsáveis pelo sucesso conquistado até o momento. 

----------------------------------------------------------------------------------------------- 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ponte de Pedra no JP

       O Jornal do Povo, na página 3 da edição de hoje, divulga duas notas opinando sobre a realidade atual do nosso monumento histórico. A primeira é do colunista Ricardo Baumhardt que dá a boa notícia de que a Ponte está salva, mas ainda precisa de doações para a conclusão dos trabalhos de recuperação e para tanto conclama a classe política a se manifestar. A segunda opinião é emitida pelo leitor Rogério Araújo na qual constata a triste situação em que se encontra a Estrada de Acesso, inviabilizando o deslocamento de visitantes e turistas até o local das obras.

    Reproduzimos, abaixo, os textos publicados no JP:
    Clique na reprodução para visualizar em tela cheia e depois em voltar.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Reunião com o Prefeito

       Na manhã de hoje, integrantes do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra reuniram-se com o Sr. Prefeito Municipal Dr. Sérgio Ghignatti para relatar o andamento das obras efetuadas pelo 3º BECmb, sob orientação do Sgtº Rauber, no monumento histórico:

       A pauta foi dividida nos seguintes assuntos:

 1. Estudo de alternativas para adquirir os materiais e recursos financeiros
necessários para a conclusão dos trabalhos.
 2. Foi solicitada e prontamente atendida, por parte da Secretaria Municipal de Obras, a doação de areião e cimento (já que não há dotação orçamentária prevista para esta finalidade).
 3. Foram retomados os estudos para a proteção jurídica da Ponte de Pedra e seu entorno, inclusive das estradas de acesso.
 4. Foi efetuado um contato preliminar com o Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. José Vasconcelos de Almeida, solicitando designação de verba para a conclusão da obra.
 5. Foi apresentado um levantamento fotográfico da evolução dos trabalhos efetuados na Ponte de Pedra, cobrindo o período de fevereiro a agosto de 2011.
 6. Encerrando a reunião, o Sr. Prefeito Municipal elogiou o caráter voluntário do trabalho realizado pelo Grupo de Recuperação e que ainda conseguiu manter a Ponte de Pedra a salvo das várias enchentes ocorridas no Rio Botucaraí, ao longo deste ano.

sábado, 6 de agosto de 2011

O sol, a estrada e a Ponte

          Finalmente o sol voltou nesta semana que finda, possibilitando que a Secretaria de Obras finalizasse o conserto na estrada de acesso à Ponte de Pedra:
         
         Com a estrada liberada novamente ao tráfego, já é possível visitar o canteiro de obras para ver o grande progresso feito nestes poucos dias secos. A equipe do Sargento Rauber conseguiu terminar o aterro de preenchimento do muro de contenção:
          O próximo passo é compactar a areia e as pedras, para dar rigidez à estrutura e então preparar o nivelamento do muro com o terreno:
             O Rio Botucaraí já baixou quase dois metros, mas ainda é pouco para começar a armar a estrutura necessária para reconstruir o arco:
            Na próxima terça-feira às 11hs, o Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra tem reunião agendada com o Sr. Prefeito Municipal Dr. Sérgio Ghignatti para dialogar sobre o estado geral da Estrada de Acesso, assim como reiterar a união de forças comunidade/executivo necessária para finalizar a próxima etapa de reconstrução do arco danificado.



Os Batalhadores

             O sargento Vanderlei Rauber nos informa que o aterro, posterior ao muro reconstruido e de encontro ao calçamento da estrada que passa na Ponte de Pedra, está praticamente concluído. Este é mais um passo importante na consolidação do trabalho executado até o momento, pois reforça a estrutura existente impedindo-a de deslizar até o Rio Botucaraí.

             Também lista o nome dos soldados trabalhadores, que estão atuando direta e diariamente na obra de recuperação do nosso monumento histórico:

             Soldado Lopes Freitas ..........(Efetivo Profissional)
             Soldado Porciúncula..............(Efetivo Profissional)
             Soldado Toledo.......................(Efetivo Profissional)
             Soldado Bulsing......................(Efetivo Profissional)
             Soldado Félix...............(Pelotão de Obras/Efetivo Variável)
             Soldado Paz.................(Pelotão de Obras/Efetivo Variável)
             Soldado Garin..............(Pelotão de Obras/Efetivo Variável)
             Soldado Josimar.........(Pelotão de Obras/Efetivo Variável)

          Além dos listados acima, mais dois soldados do Efetivo Variável são escalados alternadamente porque encontram-se em treinamento profissional no Quartel do 3º Batalhão de Engenharia de Combate. 
        Também trabalhou no local o 2º Sargento Alexander Carvalhal Ferreira, agora transferido para outra obra.

          A todos os Batalhadores citados, e aos outros que já passaram pela Ponte de Pedra, registramos aqui o sincero agradecimento do Grupo de Recuperação e de toda a Comunidade Cachoeirense, pelo excelente trabalho prestado até o momento.

           

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A enchente e a Ponte - JP

           O Jornal do Povo, em sua edição digital de hoje reproduzida abaixo, noticia os últimos acontecimentos decorrentes das fortes chuvas ocorridas na semana passada, no entorno da Ponte de Pedra, ressaltando a integridade do monumento histórico, garantida por ora graças ao intenso trabalho desenvolvido pelos profissionais do 3º Batalhão de Engenharia de Combate de Cachoeira do Sul:

CDL divulga Campanha

          O Presidente do CDL - Câmara de Dirigentes Lojista de Cachoeira do Sul, Sr. Marco Antônio Salomão, autorizou na data de ontem a divulgação da Campanha de Captação de Recursos, cuja finalidade é recuperar o arco da Ponte de Pedra, através do Mailing List que sua assessoria de impresa dispõe como canal de comunicação para com todos os seus associados cadastrados.
          Por atingir praticamente todos os lojistas e profissionais do comércio cachoeirense, esta mala-direta do CDL é muito importante para o sucesso desta Campanha que visa completar mais uma etapa de trabalho do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A obra não pode parar

          A chuva deu uma trégua no dia de hoje. Apesar da ventania e do frio intenso os militares do 3º BECmb seguiram cedo para verificar as condições do canteiro de obras. Tiveram que caminhar 1 quilômetro do local onde a Prefeitura Municipal está consertando a estrada de acesso, até a Ponte de Pedra:
         De acordo com o Sgtº Rauber, as águas baixaram  aproximadamente 40cm e felizmente não provocaram maiores danos à estrutura antiga e à parte recuperada do monumento:
         Ele também entrará em contato, hoje, com o Vice-Prefeito Ronaldo Trojahn e com o Sr. Jaime (encarregado das obras na estrada de acesso) para que sejam enviadas, com urgência, algumas cargas de pedra para começar a aterrar a parte interna do muro e assim conter os deslizamentos:
         Com a previsão de muito frio e também sol até sábado, o serviço recomeça hoje preparando o terreno para a próxima etapa que é a reconstrução do arco danificado:

                              A obra não pode parar!