quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PONTE DE PEDRA pede socorro!


        Neste domingo de inverno, 1º de agosto, em plena pandemia de coronavírus, causou surpresa a quantidade de veículos congestionando o acesso à Ponte de Pedra e o grande número de pessoas desfrutando, sem máscaras,  o sol e a beleza da natureza, alheios ao grave problema representado pelos galhos e até árvores inteiras, acumulados nos contrafortes, trazidos pelas enchentes do Rio Botucaraí.

fotos: Renato Thomsen                                               texto: Elizabeth Thomsen





            A maior preocupação é que se repita o que aconteceu em 2010, quando a fúria das cheias do rio e a falta de manutenção deste bem tombado a nível estadual e municipal, com 173 anos, provocaram o desabamento de uma das cabeceiras.




           O resgate da estabilidade do monumento histórico exigiu um esforço conjunto do Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra, voluntários liderados pelo falecido arquiteto Osni Schroeder, COMPAHC, Batalhão de Engenharia de Combate, Prefeitura Municipal e membros da comunidade que fizeram doações.



_______________________________________________


             
             Para a história não se repetir agora, o COMPAHC emitiu um alerta para os órgãos da Defesa Civil e Meio Ambiente de Cachoeira do Sul. 





----------------------------------------------


                 O trabalho de limpeza começou ontem, 03 de agosto, com equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Uma tarefa árdua, que está sendo executada com os meios disponíveis no momento.

                                                                                                           foto: Edson das Neves







--------------------------------------


Clique nos links, abaixo, para assistir aos vídeos:






---------------------------------------



              O Coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves, comunicou o fim dos trabalhos de remoção dos troncos e galhos presos na estrutura da Ponte de Pedra, nesta segunda-feira, 09 de agosto de 2021:


fotos: Edson das Neves



          




 








                     O GRUPO DE RECUPERAÇÃO DA PONTE DE PEDRA, criado em 2010 por voluntários liderados pelo Arquiteto Osni Schroeder, agradece o inestimável trabalho de todos aqueles que, engajados pelo espírito preservacionista do Patrimônio Histórico de Cachoeira do Sul, contribuíram para que esta operação emergencial tivesse o presente êxito.

---------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário