quinta-feira, 27 de maio de 2021

CASA AUGUSTO WILHELM - Início da restauração

Obras de restauro da CAW seguem a pleno

fotos: Renato Thomsen


                As obras de restauro da Casa Augusto Wilhelm - CAW seguem a pleno, chamando a atenção dos que passam por aquele importante trecho da Rua Sete de Setembro. De longe o tapume que protege a edificação atrai o olhar dos transeuntes, assim como a placa e sua riqueza de detalhes, como informações sobre a obra e a indicação dos responsáveis técnicos. A placa ressalta também que a CAW é bem inventariado de nosso patrimônio histórico, condição que eleva o grau de exigência dos trabalhos de recuperação.


               Mas não é só o tapume e a bem cuidada placa que chamam a atenção. Desde a semana finda, uma plataforma elevatória inédita em obras do gênero está garantindo a segurança dos trabalhadores na remoção das camadas de tinta, especialmente nas partes altas e nos delicados detalhes arquitetônicos. A utilização do equipamento expressa a atenção e o cuidado que a Sra. Lúcia Wilhelm Véras de Miranda está tendo com a edificação de sua família e com os que trabalham na sua revitalização.



               Uma grata visita às obras aconteceu em 1º de maio, quando o restaurador Antônio Sarasá, do Estúdio Sarasá, foi conduzido pela arquiteta Elizabeth Thomsen aos ambientes da CAW.

               Fascinado pelos detalhes da edificação, Sarasá, que foi o responsável pelo restauro do Château d’Eau e orientou a recuperação das estátuas do frontão da fachada da extinta União de Moços Católicos, demonstrou entusiasmo com a descrição das diversas etapas a serem desenvolvidas, emprestando sua expertise na área em generosas observações.






                                                             

                     



                Também desfrutaram do momento de visita guiada: a presidente do COMPAHC, Ione M. Sanmartin Carlos, a conselheira Mirian R. M. Ritzel, o antiquário Luciano Santos e o fotógrafo Renato Thomsen.

       


  

           
                Segundo a arquiteta Elizabeth Thomsen, o trabalho agora está focado na remoção da tinta que cobre a fachada da Casa Augusto Wilhelm, quando foram descobertas oito camadas empregadas no período de 100 anos que a edificação possui. A cor utilizada com maior regularidade e em diferentes nuances foi o verde que, segundo Lúcia W. Véras de Miranda, era a favorita de seu avô Erwino, filho do fundador Augusto Wilhelm.



               Enquanto as paredes passam pela limpeza e remoção das camadas pictóricas, uma cuidadosa observação dos arabescos que enriquecem o frontão e guarnecem as molduras das aberturas permite revelar detalhes, exigindo também habilidoso manuseio dos instrumentos de trabalho.

             Processos de restauro de bens com riqueza arquitetônica, como as que a CAW possui, além do desafio imposto aos envolvidos, é como uma viagem no tempo, permitindo que do passado se revelem técnicas construtivas, a simbologia que representava o pensamento dos seus idealizadores e os propósitos da edificação. Mas também permite que se pense na iniciativa daqueles que objetivam no presente dar futuro para um bem que carrega em si um tanto de história, de memória e de afeto.


Mirian R. M. Ritzel, 25/05/2021





Vídeo de 6 minutos, sobre o início do restauro:

Link: CLIQUE AQUI




Vídeo de 1m 30s - drone:



Nenhum comentário:

Postar um comentário