terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Restauro do telhado lateral em andamento

      Vistoriar as obras de restauração em andamento no prédio histórico do Paço Municipal, deixou há muito tempo de ser obrigação assumida para ser uma visita agradável e surpreendente.


                    
           Dá gosto ver a qualidade dos trabalhos efetuados pelos técnicos da Construtora Granzotto. Obra limpa, cuidados com materiais que serão mantidos na restauração e um prédio que se mostra cada vez mais na sua beleza arquitetônica.





SEGURANÇA NO TRABALHO



            Os requisitos de segurança no trabalho, previsto na legislação do Ministério do Trabalho e Emprego estão sendo integralmente cumpridos nas obras de restauro do Paço.

            EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são de uso obrigatório no ambiente da obra. E ações de proteção coletiva também estão no planejamento das atividades diárias.

         Atualmente está sendo montada uma estrutura metálica especial,  para ancoragem de linhas de vida onde os trabalhadores com atividades em altura prenderão extensões dos seus cintos de segurança.


       A estrutura metálica específica para ancoragem de linhas de vida revela o planejamento minucioso nas obras de restauro, neste caso, na proteção e segurança dos trabalhadores.


ANDAIMES UTILIZADOS

         A empresa Granzotto adquiriu andaimes metálicos (na cor prata) nas dimensões do andaime metálico fabricado e doado pela empresa SCREW (na cor azul) para uso exclusivo nas obras do Paço Municipal, em sua primeira fase.




RETIRADA DE TELHADO INTERMEDIÁRIO

        O telhado de fibrocimento que havia sido construído na década de 60, foi retirado para recomposição do telhado original de telhas de barro sobre estrutura de madeira.



       A visão que se tem das salas de baixo englobando o pavimento superior e o céu, é a mesma visão que operários da obra tiveram há mais de 150 anos, quando da sua construção (sem o Chateau D'Eau e a Catedral, que são mais recentes).



        Agora restauraremos o que foi retirado, como uma homenagem aos operários do passado e do presente assim como uma homenagem a todos os cachoeirenses que acreditaram no sonho da restauração do Paço Municipal.





GRADE DA ANTIGA PRISÃO EXPOSTA


        A grade da prisão descoberta enclausurada por duas paredes de alvenaria, hoje já se apresenta livre como ficará no futuro e esperamos que por muito mais tempo do que ficou presa.


      O projeto é transformá-la em mais uma atração do prédio, já que é um dos raros sinais da cadeia civil que ali havia no passado.
   


        Detalhes da alvenaria junto à grade, indicam que a cor da cadeia já foi azul claro.



RECUPERAÇÃO ARCOS DE JANELAS


          Os arcos das janelas do pavimento superior, de frente para a praça e laterais, já estão sendo recuperados pelo especialista Alexandre Pohlmann Machado.

       
          A madeira apresenta-se em boas condições de conservação, à exceção de alguns locais onde a umidade excessiva, sem conservação, aceleraram o processo de degradação.


        Os tampos de madeira das portas da sacada, frontais à praça Balthazar de Bem, que sofreram com a ação da umidade ao longo do tempo, também estão sendo recuperados. O restauro já é visível, parcialmente, pela parte externa do prédio. 




ENTREPISO DE MADEIRA


           No salão principal do Paço, o forro de madeira foi retirado. As peças em sua maioria estão em péssimo estado de conservação, as melhores serão utilizadas para forro de dependências menores.
          A retirada do forro revelou a beleza da estrutura de madeira do entrepiso, que além do forro do pavimento inferior, sustenta também o piso do pavimento superior.



DETALHE NO ENTREPISO


          Um detalhe interessante, raríssimo em estruturas de madeira, é a colocação de peças de madeira transversais, de maneira intercalada, transpassadas nas peças estruturais de sustentação. 

        O objetivo desta técnica peculiar do passado deve ter sido para aumentar a rigidez vertical das peças estruturais de madeira.



PINTURAS DECORATIVAS



        Uma pintura decorativa, muito comum em obras do início do século 20, veio à tona quando descascou, devido à umidade, a tinta em um pequeno trecho de parede no antigo salão da Secretaria da Fazenda.

       Já está agendada uma investigação com especialistas para localizar a sua idade, que provavelmente seja menor do que a idade do prédio.

___________________________________


QUARTETO DE  OURO



          A foto acima, do colega de Movimento Renato Thomsen, mostra de um ângulo interno da edificação do Paço Municipal, o Chateau D E'au e a Catedral Nossa Senhora da Conceição.

         A praça Baltazar de Bem acrescida ao trio de bens históricos forma um quarteto de ouro, que esperamos estejam em breve também recuperados e vibrantes.

Arq Osni Schroeder


2 comentários:

  1. É uma alegria permanente participar das ações de recuperação do nosso Paço Municipal e poder acompanhar, através deste maravilhoso blog, as novidades que surgem dia a dia, num diálogo permanente do passado com o presente - e rumo ao futuro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação ativa. É graças a pessoas como vocês que o Movimento pela Restauração do Paço Municipal segue motivado e trabalhando sem parar, agora em parceria com a Construtora Grazotto.

      Excluir