segunda-feira, 27 de abril de 2015

As ruínas do Coliseu


INTERVENÇÃO NO ANTIGO COLISEU





           A manhã deste domingo foi para o antigo Cine Theatro Coliseu, diferente do que era há algumas décadas. Ao contrário da matiné de domingo, filmes, seriados, namoros, revistas, balas, pipocas, a movimentação naquele prédio foi de operários do Município de Cachoeira do Sul, retirando partes soltas do seu corpo que se decompõe.



          Atendendo determinação do Ministério Público,  o nosso Município interveio para a retirada de vidros quebrados e partes de reboco descolados na fachada que ameaçavam os cidadãos que passam pela calçada logo abaixo. 






         A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o acompanhamento do Compahc e de cidadãos cachoeirenses interessados na preservação naquele bem tombado.





        Ausentes estiveram o seu proprietário e também quem o ocupa atualmente, revelando descaso com a preocupação legítima do MP assim como com a segurança da nossa comunidade.




Fotos: Renato Thomsen



SAUDADES


        A tônica das manifestações de pessoas de meia idade que passavam pelo local, no momento das obras de limpeza, eram as lembranças da fase de sucesso do antigo cinema e o quanto ele era a importante nas suas vidas e na vida comunitária.

Fotograma do filme Festa do Arroz - 1941



       A reflexão que fica é que o tempo do cinema na calçada dificilmente voltará. Mas bem que poderia aquele prédio voltar à vida com uma outra função, mantendo sua riqueza cultural e histórica consolidada pelo seu estilo arquitetônico raro.


Arq. Osni Schroeder

___________________________________________________



Link para o vídeo sobre a limpeza da fachada:  Clique AQUI


__________________________________________________


Foto: Museu Municipal de Cachoeira do Sul


2 comentários:

  1. A fachada do Coliseu conferiria garbo e imponência a vários tipos de empreendimentos que poderiam dar vida ao prédio que ocupa a mais nobre quadra da Sete. Pena que seja tão difícil convencer as pessoas...

    ResponderExcluir
  2. Esse prédio é emblemático. Lindo exemplar art déco.

    ResponderExcluir