quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

MOMENTO PREOCUPANTE


       Há momentos na vida de pessoas e grupos, em que um projeto coletivo exige muita tolerância e a superação de decepções pessoais dos participantes... 

     
       Hoje, a autorização legislativa para o Município de Cachoeira do Sul buscar recursos junto ao BADESUL, para a restauração do prédio do Paço Municipal, não prospera por dificuldades de comunicação entre os poderes executivo e legislativo locais.

         A lei autorizativa para contratar o citado financiamento do BADESUL, publicada esta semana, tem diversos lapsos e incorreções que futuramente poderão emperrar o andamento do processo.   - Por exemplo:  não cita o restauro do prédio do Paço Municipal, além de referir área de pavimentação de ruas com a unidade de metros lineares e não metros quadrados, como seria o correto, etc...

        
       Enquanto isto a ação do tempo, do clima e dos cupins continuam fazendo danos quase que irreversíveis na edificação histórica, que em 2014 completa 150 anos!

       O descompasso evitável agride o grupo de voluntários que trabalha para restaurar o prédio do Paço Municipal e os 1.248 cidadãos cachoeirenses, que subscreveram um abaixo assinado no final de 2012 a fim de que o município tomasse providências para a preservação deste patrimônio, em regime de urgência.

_________________________________________



REUNIÃO NO PAÇO MUNICIPAL

      Hoje, a 55ª reunião do Movimento Pela Restauração do Paço Municipal foi realizada na Prefeitura Municipal.


            Estiveram presentes: a vice prefeita Mariana Carlos, os Secretários Cristiano Schumacher, Cristina Mor, a Coordenadora da Central de Projetos, Rosimeri do Arreal , o Procurador Jurídico Leonel Slomp Gonçalves e o assessor Jonas Friedrich. Também participaram os voluntários do Movimento: Danilo A. Cunha, Thiago Faccin Cazarotto, João Silveira Goulart, o Coordenador Adjunto Osni Schroeder, Mirian R. M. Ritzel, Aline da Rosa, Jussara Garske, Hugo R. Filippini, Ione Sanmartim Carlos, Renato F. Thomsen e a Coordenadora Geral Arquiteta Elizabeth Thomsen.


       Discutiram-se os entraves da autorização legislativa e a necessidade de buscar uma solução de consenso junto aos vereadores.
      Discutiu-se, também, uma solução emergencial para diminuir a intensidade de degradação da edificação do Paço Municipal.
      A Coordenadora Geral, em nome do Movimento pela Restauração, manifestou preocupação relativa à segurança de pessoas que transitam no passeio externo da edificação ainda sem o tapume de proteção.
      As quedas de vidros e partes de revestimento são constantes e tendem a ter esta situação agravada.


PARTICIPAÇÃO DO 3º BECmb

      Foi informado que, no planejamento de obras do 3º BECmb, está programado para o dia 20 de maio de 2014 o início da sua participação nas obras de escoramento.

      Mais do que nunca, tornam-se necessárias algumas ações urgentes do Poder Executivo para proteger a edificação do Paço Municipal nestes 3 meses antes do início efetivo das obras.


      Rezemos para que as chuvas de março não caiam sobre o Paço.

_____________________________________________________



AGRADECIMENTOS

       Nosso agradecimento à AMICUS e à UNICRED que cederam uma conta-corrente, sem taxas, para o Movimento pela Restauração e ao Delegado Regional de Polícia Dr. João Silveira Goulart, que novamente será o nosso tesoureiro, repetindo o apoio que nos proporcionou quando da recuperação da Ponte de Pedra.

_____________________________________________________



MOMENTOS

      No início desta postagem falou-se em momentos:


      As circunstâncias destes últimos momentos exigem que tenhamos muita perseverança e determinação, para não engrossar as fileiras dos que desanimaram ou pouco se importam com o nosso patrimônio histórico.



Felizmente vamos resistindo a todas estas adversidades,
em nome do nosso sonho coletivo de ver a vida, novamente,
 na edificação histórica do nosso Paço Municipal.

_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário