quinta-feira, 20 de junho de 2013

Reunião semanal - 20/06/2013

Presenças na reunião do dia 20:

Danilo Alves da Cunha - Osni Schroeder - Claiton F. Nazar - Mirian R. M. Ritzel
Hugo R. Filippini - Thiago F. Cazarotto - Bruna Müller - Aline da Rosa - Bianca Nunes
Rafael Rochembach - José Delmar Esber - Renato F. Thomsen - Elizabeth Thomsen
 


             1. Foi informado aos presentes a confirmação da fabricação, pela empresa metalúrgica SCREW, de andaimes metálicos que serão utilizados nas obras de restauração da edificação do Paço Municipal. Os andaimes, que serão fornecidos para a obra em forma de empréstimo, ficarão à disposição até o final do restauro. Este material estratégico para o bom andamento dos trabalhos foi prometido pelo Engº João Streit, diretor da empresa metalúrgica SCREW. Os andaimes confirmados obedecem às especificações das Normas Técnicas da ABNT e do Ministério do Trabalho e Emprego

           2. A pauta principal da reunião teve como objetivo viabilizar o projeto de restauro do Paço Municipal, em tempo de ser incorporado ao processo de financiamento de ações de natureza urbana, em gestão pela Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, junto ao BADESUL.  O Sr. Prefeito Neiron Viegas já havia comunicado ao Movimento pela Restauração do Paço Municipal o pleito de financiamento e que seriam direcionados às obras de restauro da edificação histórica, recursos da ordem de R$1.000.000,00 (um milhão de reais), neste primeiro momento. 

          3. Decidiu-se também consolidar propostas técnicas para contratação de uma equipe especializada que se encarregue de realizar o levantamento cadastral e a elaboração do projeto de restauro, com itens obrigatórios de valor dos honorários e condições parceladas de pagamento. Depois de consolidadas as propostas técnicas, estas informações serão repassadas ao Município de Cachoeira do Sul, para que o Poder Executivo determine a implantação dos trâmites legais de contratação.

       4. Foram relatadas pela Coordenara Geral, Arqtª Elizabeth Thomsen, as tratativas para o Convênio de Desenvolvimento Cultural, em andamento junto à Faculdade de Arquitetura da UFSM. As obras de restauração no prédio do Paço Municipal serão objeto de matéria curricular para algumas turmas de estudantes de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria e também poderão servir para as informações cadastrais e decisões técnicas dos profissionais Arquitetos que elaborarão o projeto de restauro. 

        5. Esteve presente na reunião de hoje a Arquiteta Aline de Moraes, profissional cachoeirense e residente em Porto Alegre/RS, que integrou-se ao Movimento pela Restauração do Paço Municipal, dispondo-se a participar tecnicamente da elaboração do projeto de restauro.

        6. O Engº Civil Danilo Alves Cunha relatou a futura ação do COMPAHC no sentido de definir futuras intervenções na Ponte de Pedra do Rio Botucaraí, considerando o seu tombamento pelo IPHAE. O tombamento, a nível estadual, veio para proteger a característica original da Ponte de Pedra, mas não pode ser um instrumento burocrático que dificulte a manutenção da estabilidade daquele monumento histórico. Preocupado com isto, visa o nosso colega, Danilo Cunha, sistematizar uma forma de licenciamento de intervenção, com vistas a garantir a estabilidade que todos queremos para a Ponte de Pedra.
       O Presidente do COMPAHC também ressaltou a importância da implantação de um futuro Parque Público Municipal, no entorno da Ponte de Pedra do Rio Botucaraí.

----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário