A vegetação invasiva, que proliferava nas fissuras aparentes, foi totalmente retirada e os sulcos resultantes foram recompostos com argamassa aplainada:
A Ponte de Pedra está limpa, com uma ótima aparência . E o mais importante é que está firme, estável e preparada para as próximas enchentes...
No último mês houve uma "parada técnica" nas obras de finalização do restauro, em virtude do grande número de soldados do 3º BECmb que deram baixa no serviço militar. O Comandante do Batalhão Conrado Bittencourt, Ten.Cel. Brancalione, em contato com o Coordenador do Grupo, Arquiteto Osni Schroeder, reafirmou sua parceria para continuar com obras de manutenção, assim que novos recrutas forem incorporados e começarem o seu treinamento.
__________________________________________________
A Ponte é da Comunidade
Nesta manhã de domingo, com sol e uma temperatura agradável, muitas famílias estavam acampadas nas sombras do entorno da Ponte de Pedra, desfrutando do ar puro e do contato com a natureza:
Enquanto os adultos descansavam em redes e barracas, instaladas na área de lazer, várias crianças se divertiam nas águas rasas do Rio Botucaraí:
Com a estrada de acesso em excelente condição de tráfego e a temperatura subindo, é bastante provável que a parte da tarde terá um movimento intenso de visitantes. O que é muito bom, pois este é um espaço público que deve ser usufruido e divulgado.
_____________________________________________________
O Grupo de Recuperação da Ponte de Pedra,
com a mão amiga e o braço forte do
3º Batalhão de Engenharia de Combate,
está cumprindo a missão à qual se destinou.
O dever está quase cumprido. O Caminho para a Ponte de Pedra está aberto e sendo entregue para a Comunidade Cachoeirense. É com satisfação que constatamos a utilização consciente daquela área e esperamos que as novas gerações valorizem e preservem este nosso Patrimônio secular.
Falta pouco para a conclusão desta fase dos trabalhos (impermeabilização do solo abaixo do calçamento, ajustes pontuais em fissuras e infiltrações na parte inferior dos arcos e algum acabamento estético para recuperar a imagem original do monumento). O galpão de obras já foi retirado pela Prefeitura Municipal, por não ser mais necessário e também descaracterizar o visual da entrada:
O dever está quase cumprido. O Caminho para a Ponte de Pedra está aberto e sendo entregue para a Comunidade Cachoeirense. É com satisfação que constatamos a utilização consciente daquela área e esperamos que as novas gerações valorizem e preservem este nosso Patrimônio secular.
___________________________________________________
Belas fotos, belo trabalho.
ResponderExcluirParabéns pelo blog além de histórico cultural, uma oportunidade a mais para nossa comunidade fazer pesquisas.
Adalberto Day Cientista Social e pesquisador da história em Blumenau