segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

"O Paço a um passo do restauro..."

         Dia 26, quinta-feira passada, iniciou-se a construção de um tapume de isolamento na edificação do Paço Municipal de Cachoeira do Sul.



         Nossa expectativa é de que esta ação para proteção aos transeuntes, certamente a mais importante e pontual a ser tomada neste momento, seja sucedida de ações efetivas urgentes para a proteção do próprio prédio histórico, como o escoramento estrutural e a recuperação do telhado principal, saneando desta forma as inúmeras infiltrações de água e goteiras. 



        O trabalho continua nesta segunda-feira, assim que for providenciada uma nova peça para corte de madeira, quebrada na semana passada.

_______________________________________________


        Agradecemos à Defesa Civil Municipal, às
   equipes da Secretaria do Trabalho e Ação Social e
     da Secretaria de Obras de Cachoeira do Sul.


 
 
 
 
 
Imprensa
 
        O Jornal do Povo, edição de 30 de dezembro de 2013, publicou matéria sobre o início da construção do tapume de proteção no prédio do Paço Municipal.
 
 
 
 


quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Reunião de 19/12/2013

Presenças na reunião do dia 19:
 Osni Schroeder - Mirian Ritzel- Ione Carlos - Jussara Garske - Paulo Silveira - Danilo Cunha
 Hugo Fillipini - Bianca Nunes - Aline da Rosa - Thiago Cazarotto - Elizabeth Thomsen

___________________________________________________________________________
 

      Hoje, realizamos a 52ª reunião de um grupo de abnegados que se recusa a assistir passivamente o descaso com nossas riquezas culturais. Trabalhamos 52 reuniões oficiais e tantas outras informais, visitas técnicas e ações institucionais para salvar a edificação histórica do Paço Municipal.


SALDO DE TUDO

O saldo é positivo, mas preocupante! 

      Avançamos muito, mas tudo poderá ser perdido se não houver uma sequência efetiva deste trabalho iniciado...

     Há urgência no escoramento das estruturas de madeira! Senão o telhado, forros e entrepisos de madeira poderão ruir a qualquer momento.

     Há urgência na eliminação de infiltrações da água da chuva, no telhado principal. Se não eliminarmos estas infiltrações a degradação de estruturas internas será quase irreversível, para fins de restauro.

     Há urgência na execução de um tapume de madeira, para segurança do povo que usa a praça. Se não isolarmos o prédio, pessoas e carros poderão ser atingidos por quedas de pedaços de revestimento, vidros, madeiras e telhas...



ESPERANÇA

      Esperamos que o Município de Cachoeira do Sul e o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, apesar das dificuldades logísticas, consigam colocar em execução o convênio de cooperação, já firmado e publicado no Diário Oficial da União.

     Esperamos que, se não for implantado o convênio, o nosso Município assuma as obras emergenciais enquanto espera o financiamento pleiteado.

    Esperamos que a Câmara Municipal de Vereadores aprove o projeto de Lei que autoriza o Executivo Municipal a contrair empréstimo para restauração, junto ao BADESUL.

    Esperamos que continuemos com paciência, para entender que processos públicos têm fatores quase inexplicáveis que muitas vezes os atrasam.


Esperamos que o prédio do Paço espere,
diante de tanta espera!!!!!!!!!!



DEFESA CIVIL

       O Agente de Defesa Civil no Município, Paulo Ricardo S.Silveira, participou da reunião de hoje, informando a necessidade de construir um tapume de isolamento em toda a volta do prédio do Paço Municipal. Solicitou o apoio técnico do Movimento pelo Restauro para executar esta proteção, já nas condições técnicas exigíveis para as obras de restauro. Foi-lhe então sugerida uma série de medidas, já definidas no âmbito do nosso Movimento.
    
      Chamou a atenção esta iniciativa do servidor público, que já havia tomado outras decisões importantes como a interdição real do prédio, que apesar de interditado pelo MP, ainda era plenamente utilizado como depósito, por administrações anteriores.


 ________________________________________________________


INCIDENTE

        Foi informado o descolamento de uma peça de revestimento de argamassa que caiu, ontem, quase atingindo um Secretário Municipal que se deslocava na calçada frontal do prédio.



____________________________________________________



EXPECTATIVA

        Nossa expectativa é que a ação de proteção aos transeuntes, certamente a mais importante a ser tomada neste momento, seja sucedida de ações efetivas e urgentes para a proteção do próprio prédio histórico, como o escoramento estrutural e a recuperação do telhado principal.




NOVO ANO

       A Coordenadora Geral, Arquiteta Elizabeth Thomsen, saudou o engajamento do grupo de voluntários presentes, desejando que em 2014, as conquistas sejam maiores ainda do que foram em 2013.

E que iniciemos, finalmente, as obras de restauro do Paço Municipal!

 ________________________________



 Que em 2014 nossos projetos se tornem realidade!

**************************************************************************************

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Reunião de 12/12/2013

Presenças na reunião do dia 12:
Thiago Cazarotto - Bianca Nunes - Danilo Cunha - Jussara Garske - Mirian Ritzel
Elizabeth Thomsen - Claiton Nazar - Osni Schroeder - Renato F. Thomsen 
 
 ____________________________________________

 
         Enquanto aguardamos a chegada do novo comandante do 3º Batalhão de Engenharia de Combate para solicitar o início das obras de escoramento no Paço Municipal, o grupo continua trabalhando em prol de outros patrimônios cachoeirenses, tais como o Château D'Eau e a Estação Ferroviária de Ferreira. Os desenhos abaixo são estudos para o restauro do Château D'Eau realizados pelo Dr. Danilo Alves da Cunha e sua equipe do COMPAHC:




 
 
 ______________________________________________________________
 
 
 
ESTAÇÃO DE FERREIRA

        Nosso colaborador, Péricles Purper Thiele, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul - Campus Sapucaia do Su) elaborou e encaminhou projeto com o título: "Levantamento de Dados para a elaboração do Projeto de Inventariamento e Restauração da Estação Ferroviária do Distrito da Ferreira no Município de Cachoeira do Sul."  
       Se for aprovado, ele terá por objetivo: Realizar a pesquisa histórico-cultural dos saberes da Região da Estação Ferroviária para a elaboração do Projeto de Restauração e Tombamento.
Para isto, alunos do IFSul realizarão as seguintes atividades (objetivos específicos):
 
  1. Realizar a pesquisa histórica da instalação da Estação Ferroviária e os principais fatos que marcaram a sua existência no Distrito da Ferreira;
  2. Levantar a importância da Estação Ferroviária para a comunidade da Ferreira e município de Cachoeira do Sul;
  3. Elaboração do Relatório Final com dados para a elaboração do projeto de restauração e tombamento da Estação Ferroviária.
 
Com as seguintes metas:
 
1) Realização de pesquisa documental no Arquivo Histórico Municipal de Cachoeira do Sul em edições de três (03) jornais locais a partir de 1900;
2) Realização de entrevistas com vinte (20) moradores do Distrito da Ferreira;
3) Realização de entrevistas com cinco (05) pesquisadores da história regional.

         O levantamento da história da Estação Ferroviária do distrito de Ferreira, no município de Cachoeira do Sul , permitirá compilar dados para a preservação da memória e da cultura dos cidadãos cachoeirenses e assim, manter viva a identidade de um passado que foi de suma importância para a constituição econômica e sócio cultural da região central do Rio Grande do Sul.

 
        A realização desta etapa torna mais próximo o sonho de um futuro projeto de restauração e tombamento da Estação Ferroviária, que permitirá que as futuras gerações tenham a oportunidade de vivenciar a história da cidade tornando-a mais presente no cotidiano dos cachoeirenses.

______________________________________