quinta-feira, 21 de julho de 2016

Paço Municipal - Coordenadores fiscalizam obra de restauro (21/07/2016)

          A Coordenadora Geral, Arquiteta  Elizabeth Thomsen, e o Coordenador Adjunto, Arquiteto Osni Schroeder, fiscalizaram a obra de restauração no prédio do Paço Municipal durante a manhã de hoje.



FORROS PISOS DO PAVIMENTO SUPERIOR
ENCONTRAM-SE CONCLUÍDOS:


         A equipe de marcenaria da Empresa Granzotto já finalizou a montagem do forro e do piso no pavimento superior. Eles foram executados em madeira de Grápia em substituição aos existentes que encontravam-se totalmente inutilizados pela ação da umidade e de cupins ao longo de 150 anos.

A conformação das peças segue rigorosamente o perfil das originais.


Prontos os pisos em duas salas no 1º Pavimento:



 Os dois lances de escadas também já estão prontos


Os corrimãos estão recebendo tratamento e
logo serão recolocados nos seus locais originais



IMPERMEABILIZAÇÃO DO TERRAÇO

            
           O terraço (que cobre a área da antiga cadeia) já havia recebido trabalho de remoção de matérias agregadas e de recomposição do rejuntamento das peças cerâmicas que compõem seu revestimento. Agora recebeu uma camada de elemento impermeabilizante, como ação adicional para uma estanqueidade total dos três arcos, logo abaixo, que compõem o setor posterior da edificação histórica.




DETALHES CONSTRUTIVOS

           Foram definidos alguns locais que terão a função de marcar intervenções passadas e detalhes originais na edificação:



-   O primeiro é a marca remanescente no forro em arco, de um antigo setor de celas, que teve retirada uma parede divisória (em intervenções passadas) ficando um segmento sem revestimento de forro (imagem abaixo). Este segmento será mantido desta forma visível para registro de que ali houve uma parede que foi retirada e configurava uma divisória entre duas celas da cadeia, onde já estiveram presos muitos cachoeirenses no século passado: 


-   A segunda marca é a grade metálica de uma cela que esteve escondida no interior de duas paredes paralelas, por mais de 120 anos. Decidiu-se que não serão feitos novos arremates no revestimento da alvenaria adjacente, justamente para marcar a história daquela grade e o tempo em que esteve aprisionada, longe dos olhos dos que habitavam o lugar e que foi descoberta por mero acaso:



-   Setores em que pinturas demarcam revestimentos na parte inferior de paredes serão mantidos, justamente para marcar a antiga solução técnica de pintura nestes setores de paredes, com o objetivo de proteção contra sujeira, arranhões, etc: 



-   Em um setor do antigo salão de atendimento no térreo, identificou-se pinturas executadas com esmero artesanal. Não foi possível precisar a época da execução, mas presume-se que seja uma das primeiras camadas de pintura considerando suas características físicas e a localização nas diversas camadas existentes:



-   O patamar interno da porta de acesso ao salão do pavimento inferior (escondido pelo assoalho, em intervenção no passado), com a mudança da porta para o lugar atual, será mantido. Está prevista a construção de um visor de vidro sobreposto ao piso, para melhor visualização dos antigos ladrilhos hidráulicos:


-   Na parede de taipa-de-mão do pavimento superior, será executada uma "janela de visão" do sistema construtivo, mostrando a tábua guia, os ramos de gerivá dispostos horizontalmente e a argamassa de barro, elementos construtivos de uma parede leve, certamente a precursora no século 19 das práticas paredes atuais de gesso acartonado:


        
           Manter estes detalhes construtivos e históricos do prédio reflete o cuidado em registrar a história e as técnicas construtivas utilizadas na edificação do Paço Municipal. Se em alguns setores, em virtude do estado precário, a única alternativa foi a reconstrução (já que se tinha conhecimento de como era o original) em outros, como os relatados acima, será possível manter a informação original sobre a história e a técnica utilizada no passado. 


Detalhes passíveis de restauro




Trabalhadores em ação








_________________________________________



Vista da sacada:
Restauro do Chateau D'Eau, pelo Studio Sarasá

Nenhum comentário:

Postar um comentário