sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Início do telhamento - Calha coletora



As telhas voltam ao seu lugar

Hoje começou a recolocação de telhas no telhado principal
do prédio do Paço Municipal


         O telhado do pavimento superior terá igual volumetria do original, mantendo praticamente todos os seus elementos e técnicas construtivas originais.
               





        
               As telhas de ponta, manterão a mesma dimensão em balanço livre das telhas originais, tendo sido implantado um sistema de fixação contra destelhamento (cedido pela nossa parceira Indústria Metal-Mecânica SCREW) que garante a integridade destas peças, quando da ação de ventos fortes.





         A recolocação e vedação da cobertura, aliada à subcobertura metálica em aluzinco, permitirá a eliminação de umidades que são fatores de degradação da edificação histórica.



        As novas telhas apoiam-se na estrutura de ripas de madeira e são ligadas com argamassa de cal e areia, no traço original, garantindo a perfeita impermeabilização da cobertura do Paço Municipal.


_____________________________________________


VOLTAM AS TELHAS

O homem busca proteger-se do tempo hostil.
Porque protegido, pode sonhar!

Sonhamos o Paço novamente protetor
da nossa história, da nossa dignidade!

Hoje, surge do sonho, uma ponta da realidade!

As telhas voltam ao Paço, para afastar umidades e temores

e para garantir que continuemos sonhando.


                                                                    Osni Schroeder






_______________________________________________________



CALHA RECOLHEDORA DE ÁGUA



           A calha metálica, que recolhe água do pano de telhado atrás do frontão com o Brasão da República, já foi colocada.



          A calha original era executada em alvenaria formada por telhas de barro, iguais às da cobertura. Esta solução técnica, que era a possível na época quando o prédio foi construído, degradou-se pela ação do tempo e pela infiltração constante da umidade, sendo o fator determinante da degradação irreversível do frechal, das pontas de tesouras, caibros, forros e roda-forros na parede junto ao alinhamento da edificação (de frente para o Château D'Eau).  -Esta degradação pode ser conferida nas primeiras fotos catalogadas do Paço Municipal, registradas neste blog.


         Decidiu o Movimento pela Restauração, adotar uma solução técnica de recolhimento de água do telhado por uma calha metálica reforçada e escoamento para os condutores horizontais, mantendo a calha original sem a função anterior, mas restaurada nas suas condições de impermeabilidade, para registro da solução técnica original.

     
        Justifica-se tecnicamente a solução, porque uma intervenção para colocá-la em condições de impermeabilização e escoamento para continuar recebendo água do telhado praticamente obrigaria a sua retirada total, com a perda das condições originais. Além do mais, esta solução não seria uma solução definitiva, sendo provável a volta da ocorrência de infiltrações de umidade que tanto degradaram aquele setor frontal da edificação. 

_________________________________________________





Nenhum comentário:

Postar um comentário